Drº Maurício quer saber o percentual de contratados na folha de pagamento da Prefeitura
O Vereador Pedetista, Drº Maurício Coutinho Anache, encaminhou a mesa diretora da Câmara Municipal, na sessão desta segunda-feira (06), requerimento solicitando informações, por parte da Prefeitura Municipal, sobre o percentual de servidores contratados, junto ao executivo, em relação ao número de concursados. Com a solicitação o vereador busca saber, oficialmente, o impacto dos contratos sobre o percentual de servidores e sua influência na folha de pagamento.
A informação requerida pelo vereador é uma constante indagação, dos servidores e população em geral, quando o assunto é folha de pagamento. Não se sabe quantos são os contratados, quais cargos ocupam e nem ao menos quanto são seus vencimentos (salários e gratificações).
Essa informação, pela Lei 131/09, conhecida como Lei da Transparência, que nunca foi cumprida pela atual administração, deveria estar contida no “portal da transparência” da Prefeitura Municipal, imposição legal que não é respeitada, pois as poucas informações são apenas dos anos de 2014 e 2015. Coincidentemente do ano 2013, onde foram feitas contratações maciças e para cargos até inexistentes, e 2016 ano eleitoral, as informações são nulas.
Nesse ano de 2016 já foram contratados cerca de 70 servidores, muitos, como no caso de professores, para ocuparem vagas que seriam de pessoas aprovadas em concurso, mas que o executivo se recusa em chamar.
A maioria dos aprovados em concurso está buscando demandas judiciais para terem o direito de assumir suas vagas.