Dinheiro pelo ralo: SANESUL volta a esburacar ruas recentemente recapeadas

11/01/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos

O Governo do Estado está investindo 3,2 milhões de reais na revitalização de vias urbanas em nosso município. As obras de recuperação começaram no segundo semestre de 2016 e devem abranger cerca de 28 quilômetros de pavimento.

Mas esse investimento, como invariavelmente tem acontecido, parece estar indo “ralo abaixo”, pois em muitas vias, recentemente recuperadas, a  Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul, SANESUL, tem aberto buracos para reparos na rede de água, em muitos casos deixando um galho de árvore para sinalizar o “serviço”. Esse fato está bem caracterizado nas ruas Paraná, onde a rua já recebeu até a pintura de sinalização e na Rio Grande do Sul, onde o serviço ainda nem foi concluído e já existem servidores da SANESUL abrindo novos buracos.

Esse problema é antigo e parece não ter solução, principalmente depois que a pressão da água, na rede de distribuição, foi aumentada. São canos estourando por todas as partes e, na maioria dos casos, em lugares com problemas crônicos, onde durante o ano várias vezes estouram vazamentos.

A SANESUL usa a idade da rede de distribuição e sua baixa qualidade como justificativa, mas  nas várias décadas em que tem explorado o serviço no município, não resolveu o problema, apenas adotando paliativos, que além de não resolverem trazem altos custos aos contribuintes.