Derramamento de notas falsas de R$ 50 esta causando prejuízo no comercio local
Dezenas de pessoas na fila de um caixa de supermercado buscando um atendimento ágil, ou apenas em um rápido atendimento, proporciona uma situação ideal para alguns marginais, quando, ao perceberem a correria e, às vezes o atropelo de quem precisa ser rápido ao registrar e dar o troco, aproveitam-se do momento para derramar no comércio dinheiro falso.
Foi o que aconteceu em alguns pontos comerciais do Bairro São Bento em Sidrolândia, desde supermercados a lojas, as notas falsas de R$ 50,00 estão quase que idênticas as originais estão sendo derramadas no comercio.
Em um tamanho um pouco menor, é muito difícil na correria a vítima perceber que esta sendo enganada, mas caso perceba, deve disfarçadamente entrar em contato via 190 e acionar a Policia Militar, para que descubra a autoria e a origem destas cédulas falsas.
A situação requer muita atenção e cabe à polícia civil buscar investigar e punir quem está causando prejuízos no comércio local, pois esta é uma prática criminosa e deve ser coibida.
Quando você receber uma cédula veja sempre os principais elementos de segurança: a marca d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Cerca de 60% das cédulas falsas não possuem marca d’água.
O fato do papel ser aparentemente verdadeiro, porém, não garante que a cédula seja autêntica. 15% das falsificações do Real são obtidas a partir da lavagem de cédulas de menor valor. As demais cédulas falsificadas (aproximadamente 25% do total) utilizam papel parecido, mas não autêntico, com marcas de d’água diferentes e vários outros detalhes alterados em relação às cédulas verdadeiras.
Jose Pereira - Sidrolandia News
(Foto: Regis Cotting)