COVID-19: SESAP confirma mais 36 e total de casos ultrapassa 1.400

20/08/2020 17h35 - Atualizado há 3 anos

No final da tarde foram confirmados mais 36 casos

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, no final da tarde desta quinta-feira (20), mais 36 casos de Coronavírus no município de Sidrolândia. Com os 17 confirmados pela manhã, só dia de hoje foram 53 novos casos.

O número total chegou a 1.418, com 1.155 pessoas recuperadas, 226 em isolamento, 16 internados e 21 óbitos.

Dos 36 casos, 26 estão sintomáticos e em isolamento domiciliar e 10 já estão curados.

Na parte da manhã havia 16 pessoas internadas na ala vermelha, 13 em leitos clínicos e 3 em leitos de UTI. Surgiram informações de que algumas dessas vagas estavam sendo ocupadas por indígenas do Município de Dois Irmãos do Buriti.

Conversamos com o Presidente do Hospital, Luiz Carlos Alves da Silva, que nos esclareceu que realmente houve a internação de 4 indigenas, procedentes do município vizinho, em leitos clínicos. Luiz disse que três já receberam alta e um ainda recebe cuidados naquela ala e que os três pacientes internados na UTI são Sidrolandenses.

Quanto variação no número de leitos, Luiz explicou que o hospital tem oficialmente cadastrados no SUS, 15 leitos, 10 clínicos e 5 de UTI, mas dispõe de alguma estrutura para aumentar em até mais 10 os leitos clínicos, chegando a uma oferta de 20 leitos.

Luiz Carlos disse que ainda aguarda que o Estado forneça os meios, propostos ao Hospital, para que haja o efetivo cadastramento e abertura de novos leitos.

Luiz disse da preocupação com as populações indígenas, que se confundem entre os dois municípios, visto que entre elas há uma grande integração, que fronteiras municipais não separam, pois famílias numerosas estão em um e outro município.

Esse pensamento é compartilhado por autoridades de saúde do estado, visto a proposta feita ao Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa.

Por TONI REIS