Cooperação científica garante viveiro para escola do campo

12/04/2024 14h11 - Atualizado há 7 mêses
Cb image default
Divulgação

O projeto Valorizando Saberes desenvolvido pela Prefeitura de Sidrolândia por meio da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), em conjunto com a Casa da Ciência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), entregou os insumos para a construção de um viveiro de mudas nativas na Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no Assentamento Capão Bonito I.

O projeto está em desenvolvimento e prevê o estímulo e operação de ações que estimulem a percepção ambiental e a construção de conhecimento científico nas unidades escolares participantes da iniciativa.

Uma equipe de pesquisadores da UFMS – Casa da Ciência, juntamente com a equipe ambiental da SEDERMA tem atuado no sentido de detectar e fortalecer prática pedagógicas que auxiliem na construção de consciência ambiental.

O viveiro terá destinação pedagógico e ficará sob a responsabilidade dos professores que irão promover uma variedade de aprendizados em diversas áreas de conhecimento a partir da experiência prática de construção, manutenção, produção e destinação das mudas em ações de sustentabilidade na região atendida pela escola.

O diretor da escola, Leonardo Araújo Félix destacou a importância dos insumos como estímulo à produção pedagógica da escola.

A Sederma estenderá o projeto a mais escolas da cidade, nas quais, outros temas voltados ao mesmo objetivo serão aplicados. Os recursos do projeto são garantidos pela CAPES-MEC.