Conta de energia sobe de R$ 324 para R$ 1.054 mas Energisa considera reclamação improcedente

28/01/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
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Divulgação

Um consumidor sidrolandense vem sofrendo com o progressivo aumento na conta de energia elétrica, que em novembro foi de R$ 324,61, dezembro R$ 576,70 e agora em janeiro passou para R$ 1.054,33.

Segundo o consumidor sua energia, após a substituição do relógio, teve um aumento gradual que já chega a 224,8%. A troca de relógio foi feita depois que uma verificação, que constatou que a própria ENERGISA teria feito uma ligação errada, com fios invertidos, sendo que o funcionário que deveria consertar o problema acabou por danificar o relógio existente, substituindo o mesmo por um outro que estava na viatura, sem selo de verificação ou fiscalização e com contagem de mais de 1700 KWh.

O funcionário da ENERGISA teria mostrado ao consumidor que os fios estavam ligados de maneira incorreta e que isso estava causando o aumento de consumo, mas como acabou quebrando o conector do relógio, no momento de fazer a inversão, colocou outro relógio, usado, para substituir o existente. Desde que foi feito esse procedimento, que segundo a Energisa não foi relatado em relatório, o consumo disparou ainda mais.

Desde o dia 7 de dezembro o consumidor tenta uma solução para o problema, mas da empresa só recebe negativas para suas solicitações.

A reclamação junto a ENERGISA foi respondida da seguinte maneira:

       O processo de reclamação n° xxxxxx, recebido em 21/01/2019, é improcedente pelo seguinte motivo: Não detectamos nenhuma inconsistência na coleta de leitura da medição, bem como nos critérios de faturamento.  Uma questão a ser considerada é a utilização de algum equipamento elétrico, cuja quantidade de kwh necessária para o funcionamento, acrescida do tempo de uso, também pode onerar o valor da conta. Mantemos a fatura. Informamos ainda que existe Ordem de Serviço em aberto para verificação técnica no medidor, solicitamos ao cliente aguardar o resultado da verificação, se for constatado que o medidor tem alguma anomalia pode-se solicitar o refaturamento, caso contrário a fatura será mantida.

        Caso reste alguma dúvida, o senhor poderá formular reclamação junto a nossa ouvidoria através do telefone 0800 722 0446.

Agradecemos o contato.

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