Conselheiro tutelar permitiu que jornalista fotografasse crianças dentro da sede do conselho
Na manhã de ontem, no momento em que era realizada a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação de representantes dos poderes constituídos e, principalmente, da sociedade civil, paralelamente eram protagonizados atos de completo desrespeito a esses direitos, cometidos por quem deveria por eles zelar, caso do Conselho Tutelar.
Enquanto o Presidente da Câmara Municipal, diante do Juiz, Fernando Moreira Freitas da Silva, colocava a importância do envolvimento dos jovens e de sua participação ativa, em discussões e programas sociais, ao mesmo tempo os conselheiros tutelares Elaine Aparecida e Reginaldo Rodrigues, praticavam abuso de poder, apreendendo jovens que participavam da campanha de cadastramento de empresas para a audiência pública sobre coleta e destinação de resíduos sólidos, campanha essa desenvolvida em conjunto entre os três poderes. O que tem causado estranheza, na população em geral, foi a atitude agressiva dos conselheiros, que mesmo depois de serem repreendidos pelo Juiz, voltaram a praticar o mesmo ato, devidamente registrado pelo site Região News, que, coincidentemente, já “aguardava o fato acontecer”, em ambas as vezes, como se já soubesse o que ocorreria.
O mais grave foi o fato dos conselheiros terem permitido a entrada do jornalista do site, nas dependências do prédio do conselho, fotografando os menores, mostrando, no mínimo, o despreparo dos conselheiros, além do desconhecimento, por parte do “jornalista”, da legislação que prevê a completa preservação da identidade de menores, tanto no que se refere a dados pessoais, de qualquer natureza, como em relação a qualquer imagem que possa levar a identificação dos mesmos.
Alguns dos jovens chegaram a chorar e pedir que o “jornalista” não os fotografasse, coisa que não foi atendida pelo jornalista e muito menos impedida pelos conselheiros.
Os pais, dos jovens apreendidos pelos conselheiros e expostos pelo Site, já estão se mobilizando para buscarem a justiça, pois não aceitam o tratamento que seus filhos tiveram.
“A sociedade aguarda uma resposta, pois não podemos ser reféns de pessoas sem escrúpulos e mal intencionadas, que chegam ao ponto de envolver nossas crianças para tentar vantagens pessoais ou agredir adversários políticos. Esse caso não pode ficar assim, minha filha não é bandida para ser presa e fotografada como tal”, desabafou uma mãe, já em prantos.
As fotos estão circulando pela internet, não iremos publicar, em respeito aos jovens e suas famílias, bem como para não incorrermos no mesmo crime.
O conselheiro Tutelar Reginaldo Rodrigues tentou, por mais de mês, sua contratação por parte do Legislativo municipal, não obtendo êxito e o Site Região News, não recebe trabalhos para divulgação de mídia, desde que a atual mesa diretora assumiu.
O CMDCA foi consultado e pretende levar o assunto a próxima reunião, que ocorrerá na quarta-feira próxima.