Comarca de Sidrolândia incentiva criação do Grupo de Apoio à Adoção

27/02/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Ao longo do segundo semestre do ano 2014, a Comarca de Sidrolândia se empenhou em discutir e divulgar a legalidade dos temas e dos assuntos relativos a adoção.

Como parte das ações desenvolvidas, foram realizadas campanhas com a distribuição de folders, reuniões ampliadas com a rede de atendimento local e um evento de grande porte, com a participação de vários convidados, autoridades e da comunidade sidrolandense, além da adesão da comarca ao Projeto Padrinho.

Como resultado dos esforços, em novembro e dezembro o juiz da Vara da Infância e a equipe técnica da comarca, com o suporte da Coordenadoria da Infância de MS, organizou duas reuniões com os interessados no assunto que buscou a formação de um grupo de apoio à adoção na cidade.

Participaram dos encontros pessoas que já vivenciaram a experiência da adoção, simpatizantes do tema e interessados em conhecer melhor o instituto da adoção. A adesão foi tão grande que no segundo encontro optou-se por uma coordenação conjunta, assim, respondem pelo grupo de adoção Ângela Alvarina Pigosso e Ademir Camilo, ambos pais por adoção.

Segundo Ângela, das reuniões realizadas em janeiro e fevereiro de 2015 já participaram novos integrantes. O entusiasmo é tão grande que o grupo já sistematizou uma agenda para os encontros e fixou um local para as reuniões, com espaço de discussão e para encontros articulados pela Vara da Infância, permitindo a troca de experiências e fortalecimento de uma nova cultura acerca da adoção.

O grupo já tem o apoio da Câmara Municipal e está empenhado em organizar e normatizar o Estatuto da instituição, além de se mobilizar para o envio de dois representantes que participarão do ENAPA, a ser realizado em Belo Horizonte (MG) em junho.