Chikungunya já chegou a Sidrolândia

31/01/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Sidrolândia já possui, pelo menos, um caso de chikungunya. Um paciente transferido para o Hospital da Cassems em Campo Grande, relatou que o exame realizado na Capital, apontou que ele está com a doença.

Esse é o primeiro caso no município mas não aparece oficialmente nos relatórios, pois não passou por acompanhamento da rede municipal de saúde.

O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) registra 183 casos notificados de dengue em Sidrolândia, sendo 8 confirmações da doença, 3 por exame laboratorial e outras 5 por método clínico-epidemiológico. Mas a situação pode ser bem mais grave, pois esses dados são de pacientes que passam pelo sistema público, não havendo uma estatística oficial de quem procura atendimentos em laboratórios, clinicas e hospitais particulares.

A Prefeitura Municipal já vinha monitorando e aplicando os procedimentos padrões para o controle do mosquito, inclusive com a aplicação de inseticida para fazer o bloqueio em áreas onde já havia a confirmação de focos de dengue.

Um Levantamento do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) demonstrou que Sidrolândia estava em 2,84%, quando o índice aceitável pelo Ministério da Saúde é 1%.

No começo da semana a mobilização se avolumou, com a reunião do Comitê de combate a dengue, onde foram apresentados os planos e estratégias do governo municipal para o controle do mosquito e consequentemente uma frenagem na disseminação de casos.