Catarina, Vanderson e Neusa, aprovam o mutirão de cirurgias ortopédicas em Sidrolândia

10/04/2021 14h22 - Atualizado há 3 anos

Aproximadamente 35% dos reavaliados já foram operados neste projeto da Prefeitura, apoiado pelo Estado e Hospital

Cb image default
(Fotos: Mauro Silva)

O mutirão de cirurgias eletivas ortopédicas – projeto desenvolvido pela Prefeitura de Sidrolândia, idealizado pela prefeita interina Vanda Camilo, apoiado pela Secretaria de Estado de Saúde/Governo do Estado e Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa – está prosseguindo neste sábado (10/04) com 9 cirurgias e 12 consultas de retorno a quem já passou pelo operatório.

Cb image default
Neusa acompanha a mãe, que passa pela segunda cirurgia pelo mutirão

Catarina, Vanderson e a mãe da Neusa celebram o fim da espera

Todos os pacientes atendidos pelo mutirão da Ortopedia, cansados da espera e desconfiados de que permanecerão na fila, se mostram surpresos com a rapidez do processo agora – desde a consulta de reavaliação até a cirurgia, inclusive com o retorno – e manifestam aprovação com a eficiência do projeto desenvolvido pela Prefeitura.

A dona Neusa, por exemplo, acompanhou a mãe que passou por cirurgias nas duas mãos – a primeira no dia 06/03 e a segunda hoje (10) – após longo tempo aguardando pela oportunidade. A idosa já estava prestes a entrar na sala de operação, enquanto a filha permanecia tranquila e confiante do lado de fora, no aguardo.

Cb image default

Vanderson também entra em cirurgia neste sábado 

os Santos que se preparava para entrar na sala de cirurgia depois de ter passado por acompanhamento médico por causa dos ligamentos do pulso e do osso escafoide que comprometeu os movimentos dos dedos.

- Eu rompi os ligamentos do pulso e fraturei o dedo escafoide no dia 25 de fevereiro. Estou achando muito bom, está ajudando muito a população de Sidrolândia pela eficácia e rapidez no atendimento que está tendo para nós aqui em Sidrolândia – contou o trabalhador.

Cb image default
Após cirurgia no dia 27/03, Catarina tem a consulta do retorno, mas afirma estar se sentindo bem

O caso da dona Catarina Leguissamon dos Santos era emblemático, porque convivia com o problema no punho direito há 10 anos, e há mais de 5 anos permanecia na fila de espera até o dia 27 de março, quando foi operada.

- E agora chegou a cirurgia, graças a Deus, foi através do mutirão que eu saí da fila (de espera).

Ela também aprovou o atendimento oferecido pela equipe de profissionais envolvida na cirurgia.

- Foi muito bom, fui muito bem atendida, a cirurgia foi bem, correu tudo bem, graças a Deus, estou me recuperando, e hoje vim passar pela consulta (de retorno), o resultado (do mutirão) está ótimo – enfatizou Catarina.

35% dos pacientes reavaliados, já foram operados

Nesta primeira etapa do projeto, 101 pacientes que estavam na fila de espera da Central de Regulação (Sisreg) e tiveram a consulta de reavaliação, passarão pelo procedimento operatório, que tem sido realizado aos sábados, no Hospital em Sidrolândia.

35 pacientes já foram cirurgiados, incluindo os relacionados para hoje (10), o que representa praticamente 35% da demanda represada de sidrolandenses que esperavam pelo procedimentos na Regulação, a maioria há anos. Ainda nesta data são realizadas as consultas do retorno, para avaliação dos ortopedistas.

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura