Carreta do Hospital de Amor tem vagas para mamografia e preventivo

14/09/2021 10h19 - Atualizado há 6 dias

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde não é necessário agendamento

Cb image default
Foto: Rafael Brites
Cb image default
Foto: Rafael Brites

A Secretaria Municipal de Saúde conclama o público feminino a comparecer na Carreta do Hospital de Amor que está estacionada no Esportes Brizolão, com atendimento das 7 às 17 horas e permanecerá até quinta-feira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde não é necessário agendamento. Basta levar os documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS), para ser atendida. Nos três dias que carreta permanecerá na cidade, serão feitas 150 mamografias e 162 preventivos.

- Quesitos necessários para a realização do exame Papanicolau:

Ter idade entre 25 e 64 anos; realizar anualmente o exame (caso não tenha completado um ano do último exame não poderá fazer nesta oportunidade); não estar gestante (se estiver com a menstruação atrasada é necessário o teste de gravidez); não usar pomadas ginecológicas, pelo menos, dois dias antes do exame); não estar menstruada.

Mamografia - Idade entre 50 e 69 anos

A mamografia é um exame realizado com um aparelho chamado de mamógrafo, uma espécie de raio-x, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar o câncer de mamas.

Papanicolau

De forma rápida, é recolhido uma pequena amostra de células do colo uterino para ser analisado em laboratório. Este exame serve para detectar se há alterações nas células do colo do útero.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura