AUCSIDRO: Prefeitura mente em relação a devolução do transporte universitário
Desmentindo matéria veiculada por site ligado ao Executivo, a ASSOCIAÇÃO DOS UNIVERSITÉRIOS CAMPESINOS DE SIDROLÂNDIA – AUCSIDRO, já havia, no dia 29 de abril de 2016, conforme documento em anexo, protocolado pela Prefeitura, entregue, a Prefeitura, a responsabilidade pelo repasse dos valores do transporte universitário, diretamente aos estudantes, ao contrário do que publicou o site sensacionalista, na tarde de ontem, com a seguinte manchete: “Prefeitura tira associação da gestão do transporte e cobra devolução de R$ 464 mil repassados em 2015”.
Segundo a Associação, por várias vezes, tentou protocolar o documento supra-citado, não obtendo êxito, por negativa da Administração em recebê-lo. Curiosamente na data em que a solicitação foi aceita o sistema de protocolo estava com problemas e a funcionária, que o recebeu, o fez pelo modo antigo, sem o sêlo, somente com carimbo, datado e assinado.
No documento a AUCSIDRO enumera todos os problemas causados devido aos atrasos nos repasses da Prefeitura, inclusive faz referências aos valores do ano de 2015, que somente foram repassados a Associação em 2016, ferindo a Lei aprovada pela Câmara Municipal. Veja o documento na íntegra clicando no link abaixo:
Esse procedimento que a Prefeitura irá adotar, a partir da decisão da AUCSIDRO, é o mesmo que foi utilizado em 2014, quando o executivo fazia os repasses diretamente aos universitários e em muitos casos não houve o pagamento as empresas. Na época a Prefeitura argumentou que os universitários não haviam pago e apresentado os comprovantes, coisa que em muitos casos se comprovou não ser verídica, pois muitos tinham os protocolos de entrega dos comprovantes.
A questão do transporte universitário está se transformando em uma questão política, pois voltando ao antigo sistema, todos os beneficiários do transporte universitário terão de sentar-se frente a representantes da administração, todo o mês, para poderem receber o de direito. Outro “fato” que comprova isso são as faixas, colocadas pela administração Ari Basso, quando da assembleia para prestação de contas, realizada pela AUCSIDRO, no ginásio municipal, onde a Prefeitura colocou faixas, usando também o nome da Associação, agradecendo ao Prefeito por “mais um ano transportando o futuro de Sidrolândia”, que pode ser caracterizado como campanha antecipada.
Quanto a questão das prestações de contas, que segundo a AUCSIDRO, sempre foram enviadas ao executivo, existe mais um atenuante em defesa da Associação, que foi a Secretária de Educação do Município, que se fez presente a assembleia, discursando e acompanhado a prestação, que anteriormente já havia sido entregue a Administração.
A Associação declara que os pagamentos efetuados nesse ano, feitos com repasses atrasados de 2015, recebidos em 2016, foram para garantir o transporte até o presente momento, que o dinheiro era de saldo em conta corrente, que futuramente deverá ser utilizado para acerto de demanda judicial com empresa de transporte.
[caption id=attachment_19977 align=alignleft width=300] Foto arquivo site SIDROLÂNDIA NEWS[/caption]
A AUCSIDRO mantém sua posição de lutar pelo transporte universitário gratuito para todos, segundo informou, a ex-presidente e membro da diretoria da Associação, Maria Nazareth Bezerra, o transporte universitário gratuito foi uma promessa de campanha da atual administração e disso não abriremos mão, vamos continuar lutando por issso, concluiu Nazareth.
A polêmica causada em torno do transporte universitário, por parte de alguns sites e da Prefeitura, só terá um desfecho, que será a proibição imposta pelo Ministério Público, que não é simpático a ideia do transporte universitário gratuito.