Associação Bete-seã promove almoço beneficente no próximo domingo (13)
A Associação Bete-Seã – ILPI (Instituto de Longa Permanência para Idosos) realizará, no próximo domingo (13), na chácara São Francisco, de propriedade da Edna e do Nego Terra, um almoço beneficente onde serão servidos pratos típicos da culinária de nosso estado. A promoção tem como finalidade angariar fundos para a construção de sede própria.
A Bete-Seã é uma associação não governamental (ONG) de acolhimento, em regime integral, sem fins econômicos e sem discriminação política, religiosa, racial, social e de gênero, para atender idosos com 60 anos, ou mais, de ambos os sexos, que estejam em situação de abandono ou negligência, em casos de suspensão temporária ou quebra de vínculo familiar ou comunitário.
Entre os vários dos desafios do envelhecimento saudável e com qualidade de vida está a garantia da convivência familiar, e a integração do idoso na comunidade. A permanência do idoso em casa é uma situação que deve ser preservada e estimulada por toda a família, porém o envelhecimento é uma realidade de muitas faces, e a opção pela moradia em instituição de longa permanência é, algumas vezes, a única alternativa.
As instituições de longa permanência são locais de acolhimento em regime integral, previstas na proteção social especial de alta complexidade, para atender idosos em situação de abandono ou negligência, em caso de suspensão temporária ou quebra de vínculo familiar e comunitário.
As normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos estão especificadas na Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 283/2005 e na Resolução RDC nº 94/2007.
Veja o vídeo, postado no face da Associação, que mostra um pouco mais do trabalho e dos planos da Bete-Seã:
[video width=320 height=240 mp4=http://www.visaopopular.net.br/wp-content/uploads/2016/11/WhatsApp-Video-2016-11-09-at-18.24.11.mp4][/video]