Assentados do Eldorado vão a Prefeitura em busca de informações sobre os postos de saúde
Na manhã desta terça-feira (14) cerca de 40 pessoas, integrantes do MST, assentadas na região do Eldorado, vieram até a sede do município para manifestar sua preocupação com a questão do fechamento temporário dos postos municipais de saúde.
No momento em que chegaram ao Paço Municipal, ainda com a informação de que o fechamento dos postos era definitivo e não temporário como tem ocorrido nos últimos anos, estavam bastante desagradados com a situação, que consideravam de abandono, pois a informação que tinham era de que os postos seriam fechados definitivamente.
Uma comissão de quatro pessoas, escolhido pelos demais manifestantes, foi recebido pelo Secretário de Governo Clayton Ortega, pelo Secretário de Saúde Nélio Paim Filho, pelo Procurador do Município, Dr. Luiz Cláudio Palermo e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jean Nazareth. Também estiveram presentes os vereadores Ganso e Carlos Henrique.
Os representantes dos assentados fizeram diversos questionamentos e exemplificaram situações que podem ocorrer em decorrência das medidas adotadas pela secretaria de saúde. Citaram a questão de curativos e trocas de receitas além da questão de socorro a pessoas com risco de morte.
A administração enfatizou que o fechamento é temporário, que é uma questão de adequação a LRF, pois a arrecadação despencou e a receita diminuiu consideravelmente em relação a 2016, além do aumento dos custos de operação.
O Secretário Nelinho ouviu atentamente a comissão, concordando que deverá proceder alguns ajustes, principalmente com relação a pequenos atendimentos como curativos, troca de curativos e troca de receitas, que segundo os assentados é um problema ter que vir a sede do município para conseguir.
Ficou acordado que um técnico de enfermagem, que é residente e lotado na região, deverá atender essa demanda.
Depois de conversar com os membros da comissão os representantes do Executivo, acompanhados dos Vereadores Jean e Ganso, falaram com as demais pessoas que aguardavam do lado de fora. Após a reunião os manifestantes, já conscientes da situação enfrentada pelo município e das medidas adotadas em virtude da mesma, saíram pacificamente da Prefeitura e retornaram ao assentamento.