Após 30 anos de espera, moradores comemoram chegada do asfalto ao Jardim do Sul

27/11/2021 11h01 - Atualizado há 2 anos
Cb image default
(Foto: Rafael Brites)

Começou pela Rua Sebastião Lopes Ferreira a pavimentação do Jardim do Sul, obra esperada há 30 anos, licitada em 2019 e que começa a ser destravada. Nesta sexta-feira (26) a empreiteira responsável pela obra começou aplicar a capa asfáltica.

Nesta primeira etapa do projeto serão feitos 400 metros de asfalto em duas ruas do bairro, a Sebastião Lopes Ferreira, já mencionada, e na Vitor Barbosa de Souza. Nos próximos dias será licitada a contratação das obras que levarão ao restante do bairro e ao Santa Marta, parcelamento vizinho, 2 km de drenagem e 2,2 km de asfalto. A obra está prevista no Avançar Cidades com investimento de R$ 3.629.938,03.

Cb image default
Antônio Alves de Abreu, que há 34 anos mora no mesmo endereço na Rua Sebastião Lopes Ferreira. (Foto: Rafael Brites)

Muitos moradores fizeram questão de acompanhar o início da pavimentação que para eles é um presente de Natal coletivo antecipado. "Já prometeram tanto este asfalto que só agora com a empreiteira iniciando o serviço acredito que desta vez vamos ter um fim de ano. Quando normalmente chove, tem que encarar o barro para entrar e sair de casa ", comenta Antônio Alves de Abreu, que há 34 anos mora no mesmo endereço na Rua Sebastião Lopes Ferreira.

Quem também está feliz com a chegada do asfalto são seus vizinhos, Keisi Roberto e Cícero Barbosa. Keisi lembra que o atoleiro era evitado pelo cascalhamento, mas não tinha como escapar dos efeitos da poeira durante a seca. "Quando venta, tem que ficar com a casa trancada porque nada para limpo", relata .

O investimento na pavimentação das duas ruas será de R$ 271.181,84, recurso do Ministério do Desenvolvimento Regional, alocado em 2017 por emenda parlamentar da deputada Tereza Cristina. Há dois anos a Caixa mantinha a obra travada (mesmo licitada) porque o escoamento da enxurrada das duas ruas será escoada pela drenagem prevista para a Rua Romano Rossato, obra prevista no Avançar Cidades .

Cb image default
(Foto: Rafael Brites)

O projeto do Avançar Cidades prevê 15.950,87 m² de pavimentação que abrangerá os seguintes trechos:

Rua Ponta Porã, (entre a Rua Rio Grande do Norte e a Rua Romano Rossato) - Vila Santa Marta; Rua Romano Rossato (entre a Rua Vitor Barbosa Souza e a Rua Joaquim Antônio da Silva); Rua Rio de Janeiro (entre a Rua Vitor Barbosa Souza e a Rua Joaquim Antônio da Silva); Rua Sebastião Lopes Ferreira (entre a Rua Romano Rossato e a Rua Rio de Janeiro); Rua Vitor Barbosa de Souza (entre a Rua Rio Grande do Norte e a Rua Romano Rossato); Rua Alberto Hortenci (entre a Rua Romano Rossato e a Leonel de Souza Brito); Rua Odilon Rosa Nantes (entre a Rua Romano Rossato e a Rua Rio de Janeiro); Rua Ítalo Dal Paz (entre a Rua Odilon Rosa Nantes e a Rua Liberalino Ferreira); Rua Joaquim Antônio da Silva (entre a Rua Romano Rossato e a Rua Rio de Janeiro).

Neste ano a Prefeitura já executou frentes de pavimentação em ruas do Jardim Paraíso, na Vila Carinhosa e Cascatinha 2. Há obras em andamento no São Bento e já está licitada pavimentação no Cascatinha 1, Bairro Pé de Cedro e Vila Olenka. Está na reta final a pavimentação da Rua Hugo Yule, um dos acessos ao Morada da Serra.

Assessoria de Comunicação