“Amarelinhos” não são higienizados a mais de trinta dias, motoristas e alunos viajam em meio a sujeira

23/11/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

A Secretaria de Educação a mais de trinta dias não autoriza a higienização dos veículos da frota própria do transporte escolar. Motoristas e alunos viajam em meio a sujeira que se acumula, dia a dia, durante o deslocamento entre zona rural e urbana e vice-versa. Alguns dos motoristas, durante o intervalo entre viagens, conseguem fazer uma limpeza básica nos veículos, mas nada que possa ser comparado a uma higienização que os deixe em condições de transportar crianças.

O acúmulo de poeira é mais visível nos bancos e cintos de segurança, mas nos assoalhos é que a situação é mais precária, pois a terra se mistura a líquidos, que as crianças utilizam para se hidratar e que vez por outra caem ao chão.

Pais reclamam que suas crianças já estão chegando, as escolas, com as roupas sujas, além de apontarem como uma falta de respeito e consideração a maneira como seus pequenos estão sendo tratados.

Segundo informações, obtidas na manhã de hoje (22), o conselho tutelar deve ser acionado para que cobre providências sobre o assunto, pois o transporte é de crianças e adolescentes, público alvo do conselho.

Conversamos com alguns motoristas, que por motivos óbvios não iremos identificar, que nos relataram estarem passando pelo pior momento em suas carreiras, queixam-se dos vencimentos, das condições de trabalho e, segundo eles, da má administração dentro da Secretaria de Educação.