Zeca pedirá investigação do MPF sobre omissão da Sesai e de corrupção na Missão Evangélica Cuiá
Em nota publicada no facebook no último sábado (18), o Deputado Federal, Zeca do PT, coloca que irá solicitar ao Ministério Público Federal, investigações para apurar a aplicação de cerca de cem milhões de Reais, repassados, pelo Ministério da Saúde, nos anos de 2015 e 2016, para a Missão Evangélica Caiuá, além da ausência de saúde pública nas comunidades indígenas, obrigação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
A nota foi publicada após visita do Deputado, na sexta-feira (17), à comunidades indígenas do Estado, em Caarapó e de Douradina, onde, segundo ele, constatou absoluta e total ausência da saúde pública indígena.
Veja abaixo, na íntegra, a nota emitida pelo Deputado Zeca do PT.
NOTA PÚBLICA
Nesta última sexta-feira (17) voltei a visitar as comunidades indígenas do nosso Estado, em Caarapó e de Douradina, e nas duas mais uma vez, infelizmente pude constatar a absoluta e total ausência da saúde pública indígena de responsabilidade do Distrito da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e da Missão Evangélica Caiuá, que recebe vultuosas transferências para executar a saúde indígenas nas aldeias.
Registra-se que nos dois últimos anos (2015-2016), a Missão Evangélica Caiuá recebeu de transferências do Ministério da Saúde aproximadamente R$ 100 milhões para cuidar da saúde das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.Nesta duas comunidades que estive sexta-feira, como em inúmeras outras que visitei anteriormente, falta de tudo, inclusive medicamentos básicos
para atender o nosso indígena. Além de que, nessas comunidades e em outras muitas faltam viatura para levar gestantes ou pessoas que precisam ser transferidas para um centro médico. Por tanto é um ato que eu reputo criminoso por parte da completa ausência do Distrito da Sesai e do desvio do dinheiro público por parte da chamada Missão Evangélica Cauiá.
Quero registrar que a partir de agora, vou intensificar os contatos com Ministério Público Federal (MPF), no sentido de apurar a omissão do Distrito da Sesai e da corrupção instalada na Missão Evangélica Cuiá. Vou tornar público esses desvios por meio da imprensa regional e nacional. E que estarei fazendo essa denúncia na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara Federal,
sobre as precárias condições da saúde indígena no nosso Estado.
Zeca do PT
Ex-governador de MS e deputado federal
Campo Grande-MS
18/02/2017