"Venezuela deve gerir seu próprio futuro", defende Trad

05/01/2026 05h33 - Atualizado há 1 dia

À CNN Brasil, presidente da comissão de Relações Exteriores classificou invasão americana como “ação forçada em um governo ilegítimo”

Cb image default
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) • Foto: Agência Senado / Waldemir Barreto

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Nelsinho Trad (PSD-MS), classificou a invasão americana à Venezuela como uma “ação forçada em um governo ilegítimo”.

Em conversa com a CNN Brasil, o parlamentar considerou que uma interferência de um país na soberania nacional de nação estrangeira “nunca é bem vista no sistema democrático”.

O senador ressaltou, porém, que a situação política no país sul-americano “transcendeu a razão” após um processo com indícios de fraude eleitoral.

“Tem que se respeitar a soberania nacional. Porém, a situação na Venezuela transcendeu a razão. Uma ação forçada em um governo ilegítimo. Não se pode passar a mão na cabeça dos malfeitos do Nicolás Maduro. As últimas eleições foram fraudadas”, avaliou.

O senador afirmou que, a partir de agora, o que se espera é que a própria Venezuela possa gerir seu futuro, sem interferência econômica dos Estados Unidos.

“O que se espera daqui para frente é que a própria Venezuela possa gerir seu futuro e seu destino. As riquezas de seu país devem se voltar ao seu povo”, afirmou.

O presidente Donald Trump disse no final de semana que os Estados Unidos irão assumir a gestão da Venezuela de maneira temporária. O secretário de Estado, Marco Rubio, porém, afirmou posteriormente que não haverá interventor americano.

Blog Gustavo Uribe - CNN