Proposta que desburocratiza rastreamento de celular roubado é aprovada
Projeto é de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB)
O projeto de lei que autoriza o rastreamento de aparelho celular de uma forma mais simples e facilitada em caso de roubos e furtos foi aprovado durante a sessão de hoje (18), na Assembleia Legislativa. A proposta é de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB).
Atualmente, a vítima de roubo ou furto precisa apresentar um processo judicial para conseguir a numeração do IMEI – uma espécie de identidade do eletrônico – e conseguir o rastreamento do aparelho. Caso a lei seja sancionada pelo governador, um boletim de ocorrência e o número de aparelho serão suficientes para que a localização do celular seja encontrada.
Para que o rastreamento ocorra é necessário que o celular esteja ligado, com o GPS ativado e tenha uma conta de e-mail do proprietário cadastrada no aparelho.
A ideia do projeto surgiu depois da reclamação de muitas pessoas que tiveram dificuldades para rastrear aparelhos roubados, já que as empresas não oferecem suporte necessário ao cliente, e só atendem sob pressão. “Todo celular tem o seu código e o mesmo auxiliará a encontrar muitos aparelhos roubados. Somente bloquear o aparelho não é suficiente, pois, quem furtou pode conseguir outra forma para utilização”, explicou o deputado.
Por LEANDRO ABREU E IZABELA JORNADA - Correio do Estado
*Colaborou Aline Oliveira
Foto: Luciana Nassar/ALMS