PF encontra dinheiro em livro falso em ação contra nomes ligados ao bolsonarista Sóstenes, líder do PL na Câmara
Objeto foi apreendido na casa de um advogado alvo de operação deflagrada pela PF nesta quarta-feira (1º)
A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) a terceira fase da operação Rent a Car, denominada operação Galho Fraco II. Entre os alvos suspeitos de desvio de recursos da cota parlamentar, estão pessoas ligadas ao deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara.
Com mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Brasília e Goiás, a corporação apreendeu dinheiro escondido em livro falso na casa de um advogado. Durante o cumprimento das medidas, também foram apreendidos itens como relógios de luxo.
Os investigadores apuram se houve prática dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude processual e organização criminosa.
Sóstenes não está entre os alvos nesta fase da operação. O congressista foi alvo da primeira Operação Galho Fraco em dezembro do ano passado. Na ocasião, agentes da PF apreenderam cerca de R$ 400 mil em dinheiro vivo na casa do parlamentar. Ele afirmou que se tratava de "recurso lícito" de venda de imóvel.
A operação Rent a Car, deflagrada em 2024, apurou a suspeita de desvio de verbas para a empresa de locação de veículos. Tanto a ação desta quarta-feira quanto a do ano passado são desdobramentos da operação.
À CNN, Sóstenes Cavalcante afirmou que se manifestará quando "tomar conhecimento do teor da decisão e ações".
*Sob supervisão de Renata Souza
Elijonas Maia, da CNN Brasil, Lucas Massei, da CNN Brasil*, Brasília e São Paulo
