Para Gerson Claro, Estado precisa mostrar sustentabilidade e fortalecer negócios na Ásia

20/08/2025 13h29 - Atualizado há 11 horas
Cb image default
Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), em pronunciamento nesta quarta-feira (20) , destacou o potencial de negócios do Estado com países da Ásia e defendeu que as relações comerciais estejam acima de diferenças ideológicas. Ele apresentou um balanço da missão internacional liderada pelo governador Eduardo Riedel, que passou por Índia, China e Singapura entre 4 e 16 de agosto.

Segundo o parlamentar, Mato Grosso do Sul ainda é pouco conhecido em embaixadas e empresas estrangeiras, o que reforça a necessidade de apresentar dados que comprovem seu modelo sustentável de desenvolvimento. Ele citou a redução da área de pecuária de 20 para 16 milhões de hectares em 15 anos, mesmo com o crescimento do rebanho, a produtividade da soja e o compromisso com a neutralidade de carbono até 2030.

Apesar de a missão ter sido organizada antes do aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos, o tema esteve presente nas conversas. “A imagem vendida do Brasil e de MS ainda é de aftosa, desmatamento e carne de baixa qualidade. Conseguimos desconstruir essa visão e mostrar outra realidade a grandes empresas e embaixadas”, afirmou.

Para Gerson, é preciso ampliar a diplomacia econômica sem barreiras políticas. “Relacionamento comercial não pode ser ideologia. Precisamos vender para a China, fortalecer os BRICS e, sobretudo, buscar aquilo que melhora a vida da população brasileira”, concluiu.