Marcos do Val presta novo depoimento à PF na quarta-feira
A oitiva faz parte do mesmo inquérito em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ouvido nesta semana
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vai prestar um novo depoimento à Polícia Federal na próxima quarta-feira (19). A oitiva faz parte do mesmo inquérito em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ouvido na última quarta (12). A informação foi confirmada pelo R7.
A investigação apura um suposto plano de golpe de Estado, em que o parlamentar teria dito que gravaria conversas com Alexandre de Moraes a pedido do ex-deputado Daniel Silveira.
Na noite de 1º de fevereiro deste ano, o senador participou de uma live nas redes sociais e acusou Bolsonaro de tê-lo coagido a ajudar a orquestrar o suposto golpe. O ex-presidente, por sua vez, afirmou em depoimento nesta semana que não participou do plano para gravar Moraes.
O relatório da análise feita pela Polícia Federal no celular do senador deu indícios de que houve tratativas dele, do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Daniel Silveira para um possível golpe. No entanto, não houve confirmação de que o ex-presidente tenha participado do plano.
O relatório mostrou que Marcos do Val manteve conversas com o ex-deputado Daniel Silveira e que o senador, com sua "atuação de caráter absolutamente ambíguo", parecia "valer-se de prints de conversas com as mais altas autoridades da República para, colocando-as umas contra as outras, angariar prestígio pessoal e político”.
Gabriela Coelho, do R7, em Brasília