Jair Bolsonaro menciona redução de concursos públicos para proteger servidores

31/08/2022 08h21 - Atualizado há 2 anos

Em caso de reeleição, medida pode ser tomada com a finalidade de evitar o “inchaço” da máquina pública e o aumento de gastos

Cb image default
Marcelo Victor/Correio do Estado

Nesta terça-feira (30), durante o evento “Diálogos com Candidatos à Presidência da República”, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende reduzir o número de concursos públicos, a fim de evitar o “inchaço” da máquina pública e o aumento de gastos, e proteger os servidores públicos.

Durante seu discurso, Bolsonaro reforçou que seu governo precisou lidar com o teto de gastos aprovado na gestão de Michel Temer, o que impôs uma necessidade de limitar despesas.

“Quando nós assumimos, cortamos mais de 20 mil cargos em comissão. Foi um grande sinalizador. Vamos evitar concursos públicos, até para proteger os atuais servidores. Muitos jovens ficam chateados, mas a máquina está no seu limite", afirmou.

O presidente também relembrou a reforma da Previdência, que foi feita para reduzir gastos.

“Vai chegar num ponto que não teremos dinheiro para pagar mais ninguém. Muita coisa foi feita lá atrás sem qualquer controle”, relembrou.

Apesar de defender a contenção de gastos, Bolsonaro prometeu reajustes a servidores em caso de reeleição.

"Vai ter que dar reajuste para servidor. (Já estão há) Três anos sem reajuste. Passaram por anos difíceis. O não concurso público, aposentadoria e outras coisas. A gente encaixa aí", concluiu.

O evento

O "Diálogos com Candidatos à Presidência da República" é uma discussão com candidatos à Presidência de República, realizada pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

Nesta terça-feira, Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT) marcaram presença. A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) deve participar do Diálogos nos próximos dias.

CORREIO DO ESTADO