Governo corta 18,7% de cargos comissionados, após 5 meses de reforma
Pouco mais de cinco meses depois de a presidente Dilma Rousseff ter anunciado uma reforma administrativa para reduzir gastos, o governo ainda não conseguiu concluir a implementação de todas medidas planejadas, como a extinção de 30 secretarias nacionais vinculadas aos ministérios e o corte de cargos comissionados.
Dos 3 mil dos 22 mil cargos em comissão a serem extintos, 562 (18,7%) foram eliminados. De acordo com o G1, todos os cargos cortados são de Direção e Assessoramento Superior.
A primeira etapa da restruturação fundiu e extinguiu oito ministérios. Nessa etapa, também foi criada a Comissão Permanente de Reforma do Estado, com o objetivo de aprimorar os instrumentos de governança, transparência e controle da administração pública.
Segunda uma estimativas da equipe econômica, a redução do número de comissionados e a extinção de secretarias gerariam, no total, uma redução de R$ 200 milhões nos gastos públicos.
O Ministério do Planejamento afirmou que a redução dos demais cargos ainda passa por análise técnica de cada órgão do governo. Os órgãos federais ainda fazem análises técnicas para concluir essa parte da reforma administrativa.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO