Governo Azambuja tentar transformar anúncio de salário de servidores em capital político

28/11/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou a sindicatos e representantes de entidades ligadas ao comércio que nesta segunda-feira (30) vai anunciar as datas e os valores dos pagamentos dos salários dos servidores públicos e do 13º. Os vencimentos são referentes a novembro, que precisam ser pagos agora no próximo mês.

Apesar do salário ser uma obrigação legal do governo, Azambuja tenta capitalizar o pagamento dentro do mês como ganho político frente aos servidores públicos. O governo disparou, por e-mail, convite para várias entidades de classe para que participem do evento nesta segunda-feira. A administração tem sido muito criticada recentemente por conta do aumento de impostos que emplacou na Assembleia.

A anúncio desse cronograma será às 08h30min, na Sala de Reuniões da Governadoria. O administração pública estadual tem em torno de 70 mil servidores, entre ativos e inativos.

Pelo que foi apurado pela reportagem com algumas categorias, o pagamento do salário de novembro deve ser quitado em 1º de dezembro. O 13º sairia no dia 10 e o pagamento de dezembro estaria sendo depositado em 31 de dezembro.

Anteriormente, Reinaldo Azambuja afirmara que conseguiria pagar o 13º salário dos funcionários públicos no mês de dezembro, mas não garantia o valor integral dos vencimentos ordinários e reconheceu que poderia ocorrer escalonamento. A folha salaria fica em torno de R$ 390 milhões. A crise na economia estaria abalando o caixa do governo.

Como medida de garantir mais arrecadação, o atual governo conseguiu na Assembleia aprovação para aumento de impostos. Uma medida altamente impopular e que gerou protestos.

Atualmente, o Estado possui na folha de pagamento de cerca de 71 mil funcionários públicos, se somados os aposentados. A folha salarial fica em torno de R$ 390 milhões.

http://www.correiodoestado.com.br