Gerson visita obras e anuncia entrega de refeitório até março e 1⁰ etapa do estacionamento em 5⁰ meses

28/01/2025 17h22 - Atualizado há 2 mêses
Imagem padrão Cb
Divulgação

Até o final do mês de março a Assembleia Legislativa planeja inaugurar o refeitório dos servidores. Segundo o secretário de Infraestrutura da ALEMS, João Paulo Coelho Minzon, a obra está na fase de acabamento. “Já estamos colocando os vidros, fazendo a parte de pintura e acabamento. A licitação para a compra do mobilário entrou na fase final”, explica.

O refeitório é uma exigência antiga dos funcionários que desfrutem de um ambiente confortável, arejado e como não há paredes de concreto, os frequentadores poderão contemplar a natureza, que é um diferencial para quem trabalha no Parque dos Poderes. São 270 metros quadrados de área construída, capacidade para receber 80 pessoas.

Nesta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, acompanhado do 1⁰ secretário, Paulo Corrêa, visitou a construção do refeitório e o canteiro de obras do novo estacionamento da Assembleia. O edifício garagem vai oferecer 700 vagas, distribuídas no subsolo, solo e 1⁰ pavimento, dobrando a capacidade atual dos estacionamentos existentes. A cobertura receberá os painéis solares fotovoltaicos que garantem energia solar para o fornecimento da Assembleia.

O edifício garagem foi projetado para 16 mil metros quadrados de área construída, aproximadamente 11 mil² nesta primeira fase, com 400 vagas de estacionamento. A expectativa dos engenheiros da obra é que daqui a 5 meses, no final do 1⁰ semestre, seja entregue esta primeira fase do novo estacionamento que é a etapa mais demorada porque envolve a escavação e fundação a partir do subsolo .

A segunda etapa será iniciada na sequência. Abrange 5 mil metros, com previsão de oferecer 300 vagas. No térreo, terá uso misto, instalado como estacionamento e uma área coberta onde poderão ser realizados eventos como a festa junina e a largada da Corrida dos Poderes, que integram o calendário anual de eventos da Assembleia.

“Obra a gente sempre quer mais rápido, mas ela é feita de acordo com a capacidade financeira e o cronograma. A previsão é terminar o refeitório até fim de março e estar com dois terços das obras do estacionamento prontos até o primeiro semestre desse ano. A primeira secretaria está cuidando disso, com o deputado e engenheiro Paulo Corrêa [PSDB]. Uma obra muito bem feita, planejada, preservando as árvores, estou orgulhoso que o andamento esteja aí a todo vapor e vamos ter em breve essas entregas”, comemorou Gerson Claro.

Imagem padrão Cb
Divulgação

Obra ecológica

A ordem de serviço para a construção do estacionamento vertical da ALEMS foi assinada em março de 2024. Com foco na preservação ambiental, a estrutura não avançou sobre um vegetação que circunda o estacionamento atual e houve o replantio de 50 árvores nativas para compensar alguma supressão vegetal que fosse necessária.

“Apesar de alguns questionamentos, existe uma preocupação com carbono neutro. Muitos pensam que uma árvore não faz diferença, mas cada árvore faz sim a diferença, cada gesto, cada ação. Se nós dermos o exemplo, seja apenas com uma árvore, fará a diferença. No nosso refeitório deixamos três árvores compondo dentro da obra e isso dá um exemplo. Vamos manter esse rumo de preocupação sim com o clima, com a sustentabilidade. Isso é moderno e inteligente e vamos continuar caminhando nesse rumo”, declarou Gerson Claro.

Além do refeitório e do estacionamento, novas obras estão previstas para o ano de 2025 na ALEMS, com a construção de um novo plenário para os eventos e sessões ordinárias. “Em breve teremos novidades. Estamos trabalhando no planejamento do novo plenário, que é um sonho que já começa a se tornar realidade. Ele já está no papel, entrando na fase de conclusão de arquitetura e engenharia toda pensada, para passarmos para a fase do orçamento e planejamento. Vamos triplicar a capacidade de atendimento ao público, para a melhoria dos servidores. O Mato Grosso do Sul cresce e merece ter essa atenção aqui da Assembleia Legislativa”, anunciou o presidente Gerson Claro. A expectativa é aumentar de 260 para 700 lugares na lotação.