Gerson defende investimento do Governo Federal para garantir obras na BR-163
Gerson Claro diz que Governo Federal não pode se omitir na questão da BR-163
O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro , está convencido que será fundamental a intervenção do Governo Federal para resolver o impasse em torno da relicitação da BR-163, principal eixo rodoviário de Mato Grosso do Sul ." Parece evidente que a União não manter-se omissa na questão, deixando-a apenas no âmbito da ANTT, que apresentou uma prévia da modelagem da futura concessão, claramente contrária aos interesses da sociedade sul -mato-grossense , a começar pela divisão da rodovia em dois lotes. Se não houver aporte de recursos federais para investimento na rodovia, não se encontrará uma modelagem capaz de remunerar a concessionária , garantir investimento sem sacrificar o usuário com um pedágio extorsivo", avalia Claro.
Ele menciona como exemplo emblemático o projeto do novo contorno rodoviário de Campo Grande, que é fundamental porque o crescimento populacional da Capital incoporou a malha viária o atual anel que se tornou uma avenida de interligação de vários bairros das regiões urbanas do Bandeira e do Prosa e há pelo menos 60 empreendimentos no seu entorno, em processo de licenciamento na Prefeitura. “Como vai se inserir na modelagem de investimento da concessão uma obra com custo estimado (incluindo desapropriações ) em R$ 700 milhões ?”, questiona o parlamentar, que considera “meros paliativos” as soluções sugeridas pela ANTT (duplicação, construção de 9 rotatórias, uma passagem de pedestre e três passarelas).
O deputado acha que a questão da BR-163 “não será resolvida por uma simples canetada da ANTT”, talvez passe pela suspensão do processo licitatório para a construir um nodelo de concessão ou de parceria público-privada, justamente para garantir obras como a duplicação da rodovia, que é um eixo rodoviário fundamental para a economia do Estado. “Tenho dúvidas que a situação seja resolvida apenas com o trabalho do DNITT, ANTT ou se a mobilização da bancada federal trará o resultado por nos esperado”, destaca Claro.
Na avaliação de Gerson, o investimento federal no trecho da BR-163 em Mato Grosso, foi fundamental para que a rodovia federal fosse duplicada em toda sua extensão no território mato-grossense, enquanto no Mato Grosso do Sul,só 174 km dos 874 quilômetros foram duplicados, em 9 anos de concessão, em boa medida “porque o Governo Federal não viabilizou os financiamentos prometidos no contrato para garantir as obras de melhoria e modernização da estrada”, comenta.
. Em relação ao contrato da CCR, que pediu rescisão após 9 anos de concessão, sem cumprir os compromissos de investimentos, o deputado considera inevitável a judicialização como mecanismo de solução de alguns questionamentos.
Por: Flavio Paes