Genial/Quaest: Flávio Bolsonaro cresce na disputa; Lula mantém liderança
Pesquisa Genial/Quaest sobre a disputa à Presidência da República foi divulgada nesta quarta-feira (14/1)
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (14/1) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em vantagem em relação ao pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL), enquanto o senador vai se consolidando como candidato da direita.
O petista lidera com 36% das intenções de voto, e Flávio está em segundo lugar, com 23%, na disputa do primeiro turno — no segundo turno, Lula tem 45%, e Flávio, 38%. Ratinho Jr. aparece em terceiro lugar, com 9%. Contra o bolsonarista e o governo do Paraná, Lula venceria por 7 pontos percentuais.
“Os dados da pesquisa sugerem que a força de arrancada que Flavio adquiriu no último mês não é só fruto do apoio de bolsonaristas, mas também da direita não bolsonarista, que começa a considerar a possibilidade de votar nele, mesmo diante de outros nomes”, destaca o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest.
Mas, segundo Nunes, para tornar sua campanha mais competitiva, Flávio tem o desafio de diminuir sua rejeição. “E ele conseguiu esse feito no último mês. Enquanto a rejeição de Lula manteve-se em 54%, a rejeição ao Flávio foi de 60% para 55%. Verdade que ela ainda é maior que a de outros nomes como Tarcisio e Caiado, que também viram suas rejeições oscilarem para baixo.”. diz o CEO.
Na mesma pesquisa Genial/Quaest, o governo Lula (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 47%. Outros 4% não souberam ou optaram por não responder.
O documento mostra que “44% acham que [Jair] Bolsonaro errou ao indicar Flávio, 43% pensam o contrário”. Em dezembro, 54% consideravam errada a decisão do ex-presidente.
Ainda que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tenha se manifestado contra a intenção de concorrer ao Palácio do Planalto, seu nome aparece como uma terceira via das pesquisas, com 9% das intenções de voto no primeiro turno e 39% no segundo, quase alcançando a pretenção de votos em Lula.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR 00835/2026.
Em dezembro, os números indicavam empate técnico: a aprovação era de 48%, e a desaprovação, de 49%. O mesmo cenário registrado no levantamento anterior, de novembro, quando 50% desaprovavam e 47% aprovavam o governo.
As candidaturas, entretanto, ainda não são oficiais. Precisam ser oficializadas entre julho e agosto, durante as convenções partidárias, e registradas na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
Evellyn Paola
METRÓPOLES

