Extradição: Gilmar garante prisão de Zambelli em penitenciária do DF
O ministro enviou à AGU, na terça (23/6), as garantias exigidas pela Itália para uma eventual extradição da ex-deputada
A coluna teve acesso à íntegra das informações enviadas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), à Advocacia-Geral da União (AGU) para reforçar o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). No documento, o relator garantiu a execução de pena na Penitenciária Feminina de Brasília (DF).
O documento foi enviado nessa terça-feira (23/6). Além de sinalizar o presídio designado para cumprimento da pena, ele garantiu o acesso de Zambelli a seu defensor, familiares e à representação diplomática italiana.
O ministro ainda garantiu o fornecimento de informações trimestrais ou imediatas à representação diplomática italiana. Ele sinalizou, no entanto, que os pedidos sejam devidamente formulados à Relatoria e encaminhados à autoridade estrangeira por meio dos órgãos de representação oficial do país.
A análise
A Justiça italiana retomará, em 1º de julho, a análise de um segundo pedido de extradição da ex-deputada. O processo está relacionado à condenação de cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal mediante o uso de arma.
A condenação trata do episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli perseguiu, armada, um homem pelas ruas do bairro Jardins, na capital paulista.
Mirelle Pinheiro, Letícia Guedes
METRÓPOLES
