ÉTICA: Mandetta recorre de decisão do Governo Federal que o proíbe de trabalhar

30/05/2020 09h01 - Atualizado há 3 anos

Com salário de R$ 30,9 mil, ex-ministro está impedido por Comissão de Ética de atuar na iniciativa privada durante seis meses

Cb image default
ADRIANO MACHADO REUTERS

Yarima Mecchi

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta recorreu da decisão da Comissão de Ética da Presidência da República de manter o seu salário de R$ 30,9 mil por seis meses e o proibindo de trabalhar na iniciativa privada. Conforme noticiado pela Revista Veja, o ex-ministro não ficou contente com tempo que deve ficar parado.

“Estou abismado, perplexo. Não consigo entender o motivo de impor quarentena a um ex-ministro da Saúde no meio de uma epidemia como a que estamos enfrentando”, afirmou o ex-ministro a Veja.

Ainda de acordo com a publicação a decisão foi tomada na terça-feira (26), Mandetta fica impedido de exercer qualquer atividade no setor privado até completar os seis meses de sua demissão, ocorrida em 16 de abril. Em entrevista ao Correio do Estado no início deste mês o ex-ministro declarou que estava avaliando o que deveria fazer, mas que tinha a intenção de participar de grupos de pesquisas sobre biossegurança e escrever um livro sobre o tempo que esteve à frente do Ministério da Saúde combatendo a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Eu até entenderia se houvesse algum conflito de interesse entre um novo trabalho e o Ministério da Saúde, mas meu caso é diferente de um presidente de Banco Central, por exemplo, que detém informações privilegiadas que precisam ser resguardadas. Nesse momento de pandemia, as pessoas estão em busca de informações para que possam reabrir seus negócios com segurança e eu, modéstia à parte, estudei esse assunto intensamente durante 120 dias”, disse Mandetta a Veja.

Questionado pelo Correio do Estado nesta sexta-feira (29) se já foi notificado pelo Governo Federal, o ex-ministro afirmou que está recorrendo da decisão e a Comissão de Ética da Presidência da República deve se pronunciar até segunda-feira (1º de junho).  

CORREIO DO ESTADO