Erika Hilton acusa Flávio Bolsonaro e Nikolas de “apologia a golpe”
Deputada acusa parlamentares de incitarem os EUA a invadirem o Brasil em publicações feitas nas redes sociais
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) apresentou, nesta segunda-feira (5/1), uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), acusados por ela de apologia a golpe de Estado. A deputada acusa os parlamentares de incitarem os Estados Unidos a invadirem o Brasil e citou publicações feitas nas redes sociais por eles no último sábado (3/1).
“Ambos, autoridades brasileiras que fizeram um juramento pelo nosso país, estão propondo que os Estados Unidos ataquem a nossa soberania. Não consigo compreender o profundo desejo dessa gente de ser submissa às vontades do presidente de outro país”, declarou a deputada, por meio das redes sociais.
No documento protocolado, a deputada do Psol alega que “a conduta dos representados revela gravidade institucional excepcional, sobretudo quando praticada por agentes políticos que se apresentam publicamente como defensores do patriotismo, ao mesmo tempo em que advogam a atuação repressiva de autoridades estrangeiras sobre o chefe de Estado brasileiro, em ataque à soberania nacional”.
No último sábado, em meio à invasão dos EUA à Venezuela, os parlamentares fizeram comentários em suas redes sociais sobre a situação. Em um post publicado, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a seguinte declaração: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas”.
Já Ferreira publicou uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva abraçado com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, com a seguinte legenda: “Promoção, prenda 1 e leve 2”. Em outra publicação, ele insinua que os EUA deveriam capturar Lula também.
Catielen de Oliveira
METRÓPOLES
