ELEIÇÕES 2020: Deputados aproveitam recesso e se preparam para campanha

07/01/2020 13h08 - Atualizado há 5 anos

Visando cargos de prefeitos, parlamentares aproveitam folga para fortalecer base eleitoral

Cb image default
Foto: Luciana Nassar / Alems

Deputados estaduais entraram de recesso parlamentar no dia 18 de dezembro de 2019 e devem voltar dia 3 de fevereiro de 2020. Nesse intervalo de tempo, parlamentares que pretendem se candidatar à Prefeitura da Capital e enfrentar o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), e de outros municípios vão aproveitar as férias para articularem apoio e fortalecer as bases.

Dos 24 deputados, aproximadamente, quatro pretendem concorrer com o chefe do Executivo municipal. Marcos Trad vai tentar se reeleger e os concorrentes dele poderão ser dois deputados do PSL (Renan Contar e Coronel David), um do PT (Pedro Kemp) e um do MDB (Márcio Fernandes).

Os dois últimos são a segunda opção dos respectivos partidos. Isso porque José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, será a aposta dos Trabalhadores e André Puccinelli tem sido cotado como o “nome forte” do MDB. “Nosso candidato é o André, mas se ele não quiser, eu vou”, afirmou Fernandes.

Outra que poderá ser novamente a rival de Trad é a deputada federal Rose Modesto (PSDB). Porém, ainda é incerto por qual partido Rose vai enfrentar novamente o prefeito. Nas eleições de 2016, a deputada perdeu para Trad com 33.956 votos a menos; ao todo, o prefeito teve 147.694 votos. Em 2018, ela acabou sendo eleita deputada federal com total de 120.901.

Mesmo com a possibilidade de Rose se candidatar à Prefeitura de Campo Grande em 2020, o ninho tucano está dividido. Alguns garantem que vão apoiar o projeto de reeleição do prefeito, enquanto outros dizem ser um desperdício o partido não ter candidatura própria. “Um partido dessa magnitude, com a maior bancada federal, estadual e municipal, ter candidatura própria é natural. Time que não entra em campo não tem torcida. Pelos quadros do partido o nome da Rose é natural. Natural ter representatividade”, disse o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Rinaldo Modesto.

Porém, o deputado Felipe Orro (PSDB) já adiantou que vai apoiar o prefeito. “Vou apoiar o Marquinhos, ele tá fazendo boa gestão, gestão que está dando certo. Meu título é daqui”, declarou.

Não é de agora que alguns deputados tem almejado o Executivo municipal, porém a novidade é a possibilidade do parlamentar do PSL anunciar que também pretende concorrer, esse é o caso de Renan Contar. O correligionário de David sempre disse que não estava pensando nessa possibilidade e que estava preocupado em fazer um “bom mandato” como deputado estadual. Porém, na última sessão da Alems em 2019, o parlamentar admitiu a ideia de ser o candidato do partido.

Ao ser indagado, Contar alegou que primeiro precisa resolver “essa questão do partido” e que depois “quem sabe?!”, afirmou.

David disse que não pode mais declarar nada sobre candidatura do ano que vem porque precisa resolver as questões partidárias que chegaram até a Justiça. “Eu, tão logo no início do ano, já tenho marcado uma série de visitas nos municípios do interior já para contar os grupos de eleição para vereador e prefeito e visando quem me ajudou e aqueles que estão querendo vir pro nosso projeto também”, afirmou David ao lembrar da possibilidade do presidente Jair Bolsonaro fundar o Aliança Pelo Brasil. “Agora esperar manifestação do PSL, isso vai se definir depois do recesso”, declarou David.

Além de Contar, outro que parece que cedeu a tentação de concorrer ao cargo do Executivo municipal é o deputado João Henrique Catan (PL). “Meu partido terá candidatura própria para 2020. Poderá ser um candidato bem novinho sim ou um candidato novo na política, pode ser novo de idade, mas tem que ter preparo”, declarou em tom de brincadeira, ao deixar subentendido que poderia ser ele o candidato indicado pela sigla.

DOURADOS

No segundo maior colégio eleitoral do Estado, Dourados, os deputados Renato Câmara (MDB), Marçal Filho (PSDB) e o líder do governo na Assembleia Legislativa, José Carlos Barbosa (DEM), o Barbosinha, devem se enfrentar para ver quem será o prefeito eleito em 2020 da cidade.

Os parlamentares alegaram que vão sentir, com o tempo, quem terá mais representatividade e quem tiver na frente, receberá o apoio do outro, que largará a disputa.

“O recesso vai me proporcionar contato mais próximo das lideranças políticas e dos problemas do município. Tenho conversado muito com o Barbosinha. Estamos pensando em ações para Dourados, juntos. Vamos nos aproximar de outros partidos e ver quem consegue aglutinar mais, vamos ponderar vários fatores” declarou Câmara.

CONCORRENTES

Ao menos cinco deputados pretendem disputar Prefeitura de Campo Grande com Marcos Trad; Eleitos em 2018, nenhum superou o número de votos que o prefeito teve nas eleições de 2016: 147.694 votos.

IZABELA JORNADA

CORREIO DO ESTADO