Dilma detalha pontos da agenda positiva em cerimônia no Planalto

02/06/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Ao participar do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2015-2016, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff detalhou nesta terça-feira (2) os pontos da agenda positiva que o governo prepara para as próximas semanas, por meio de anúncios de programas e lançamentos de novos planos.

A estratégia da chamada “agenda positiva” foi anunciada nesta segunda (1º) pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva. Segundo ele, o objetivo do governo é divulgar ao longo deste mês ações que tenham repercussão favorável na mídia após a aprovação, pelo Congresso Nacional, das medidas de ajuste fiscal.

Entre as propostas do governo para a agenda positiva estão, segundo a presidente, além do Plano Agrícola lançado nesta terça, os anúncios do Plano de Concessões em Infraestrutura e Logística; do Plano Nacional de Exportações; do Plano Safra da Agricultura Familiar; e da terceira etapa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Dilma detalhou algumas das ações da agenda positiva, entre as quais o plano de concessões em infraestrutura e logística, que será lançado no próximo dia 9.

“Daremos sequência às parcerias com o setor privado para ampliar a infraestrutura do país expandindo rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, tão importantes para a competitividade do agronegócio e de toda a economia”, afirmou.

Ela mencionou ainda o Plano Nacional de Exportações e afirmou que o programa, que deverá prever ações para desburocratizar e incentivar as exportações no país, faz parte da “agenda de retomada do crescimento econômico”.

“Em diálogo com o setor produtivo, estamos construindo medidas para agregar valor às exportações, ampliar e diversificar mercados e estimular o comércio exterior, o que beneficiará o agronegócio. O fortalecimento das exportações do agronegócio está entre as prioridades deste plano”, acrescentou a presidente.

Ela também falou da terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida. Uma das principais bandeiras do governo, o programa habitacional foi lançado em 2009 durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já contratou, segundo o governo, 3,7 milhões de moradias. Na terceira fase, o governo promete entregar mais 3 milhões.

Eixos

Durante o lançamento do plano agrícola, Dilma afirmou que o governo trabalha para colocar o Brasil na “trajetória do crescimento” no “menor tempo possível” e citou os “dois eixos” das ações do governo.

“Temos dois eixos: o eixo do ajuste [fiscal], para crescer e o eixo da parceria com o setor privado. Com ações concretas, o Brasil, ao mesmo tempo, faz o ajuste e, a partir dele, cria a agenda clara de futuro”, afirmou.

Ajuste fiscal

Dilma voltou a defender o ajuste fiscal ao afirmar que é necessário para a retomada do crescimento econômico em “bases sustentáveis”. Ela disse também que o objetivo das medidas é melhorar o ambiente econômico e reforçar a confiança no país.

“O ajuste é imprescindível para o Brasil voltar a crescer. Temos de encará-lo como algo estratégico e necessário. […] E nós temos certeza de que estamos trabalhando para estimular os investimentos e a produção para a retomada do crescimento econômico em bases sustentáveis”, declarou.

http://g1.globo.com