Comissão discute superendividamento do consumidor na terça

21/10/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A Comissão Especial de Superendividamento do Consumidor realiza audiência pública na terça-feira (22) para debater o PL 3515/15. Os deputados Luís Miranda (DEM-DF) e Nelson Pellegrino (PT-BA) lembram, nos pedidos para a realização do debate, os dados apresentados recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, segundo os quais o percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou 62,7% em abril.

A situação das famílias brasileiras é preocupante: alto nível de endividamento, combinado com o desemprego crescente, leva muitos pais e mães de família ao desespero, aponta Miranda.

De acordo com Pellegrino, o superendividamento é fruto da associação da pouca familiaridade com o crédito e da precária educação financeira com as eficientes – e nem sempre transparentes – ferramentas de marketing do setor financeiro, que redundam em contratações irrefletidas, cujos custos restam por sobrecarregar a capacidade econômica dos devedores e por colocar em risco a subsistência de muitas famílias.

Convidados

Foram convidados para o evento:

- a economista chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Marcela Kawauti;

- diretor de Relações Institucionais e Mídia da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Henrique Lian;

- a juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Clarissa Costa de Lima; e

- a juíza de direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Fabiana Andrea de Almeida Oliveira Pellegrino.

Hora e local

A audiência está marcada para as 14h30 em local a ser definido.

Da Redação - AC

Foto Hermínio Oliveira/ABr

Agência Câmara Notícias