Caiado define slogan, sonda marqueteiros e antecipa 2026

03/04/2025 05h01 - Atualizado há 2 dias

Governador tem agenda de candidato em Salvador às vésperas do lançamento de sua pré-candidatura à Presidência

Cb image default
Ronaldo Caiado, governador de Goiás • Divulgação/Secom-GO

Trinta e seis anos depois de disputar a eleição presidencial de 1989 contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Collor (PRN), Mário Covas (PSDB) e outros 18 adversários, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), será o primeiro postulante ao Palácio do Planalto em 2026 a lançar oficialmente sua pré-candidatura.

O local escolhido foi Salvador, capital nordestina comandada pela direita (Bruno Reis, do União Brasil) em um estado que é governado pelo PT e reduto de Lula.

O governador já definiu seu mote de pré-campanha com os olhos voltados para o espólio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): “Coragem para endireitar o Brasil”.

Foi uma dupla de marqueteiros baianos ligados ao ex-prefeito ACM Neto que sugeriu o slogan. André Shaer e Ana Luísa Soares, da agência BTS, estão colaborando informalmente por enquanto, mas podem assumir o projeto de nacionalizar o governador goiano.

O lançamento está marcado para sexta-feira, às 9hs, em um centro de eventos da capital banana, mas Caiado já está em Salvador.

Caiado teve uma reunião com o Diretório Estadual do União e vai visitar dois santuários, de Santa Dulce dos Povos e do Senhor do Bonfim. Ele vai também receber amanhã (3) o título de Cidadão Baiano da Assembleia e se reunir com empresários e comerciantes.

O governador repete assim o roteiro, o calendário e a estratégia de Aécio Neves (PSDB) em 2014, mas com uma diferença. O tucano tinha o apoio e presidia seu partido mais de um ano antes do pleito, enquanto Caiado vai precisar pacificar uma eventual federação com o PP, que tem uma linha mais bolsonarista.

Blog Pedro Venceslau