Bolsonaristas "apatifam" CPMI e culpam Lula pela tentaiva de golpe

18/10/2023 04h48 - Atualizado há 1 ano

Oposição também pede o indiciamento do ministro Flávio Dino e de militares; votação está marcada para esta quarta-feira, às 9 horas

Cb image default

Nikolas Ferreira e Delegado Ramagem durante reunião da CPMI do 8 de Janeiro

Marcos Oliveira/Agência Senado

Parlamentares da oposição apresentaram voto em separado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques às sedes do três Poderes em 8 de janeiro. Eles pedem o indiciamento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sob acusação dos crimes de destruição do patrimônio público, dano qualificado e prevaricação.

No entendimento dos 16 parlamentares da oposição que assinam o voto em separado (que equivale a um relatório alternativo ou paralelo), houve omissão deliberada de Lula diante das invasões aos prédios públicos, para colher frutos políticos com os ataques, ou seja, segundo os bloco bolsonarista, Lula, Presidente eleito e empossado, teria se beneficiado com a destruição das casas dos Três Poderes, sem levar em consideração que todos os atos foram pensados, financiados e executados por bolsonaristas.

A oposição briga contra os fatos gravados, em fotos e vídeos, pelos próprios golpistas, material que ampara o relatório oficial da CPMI, que será aprovado pela maioria da comissão.

Por TONI REIS, com informações da Agência Câmara