Bernal promete demissão de comissionados e revisão de contratos da prefeitura

26/08/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Alcides Bernal (PP), que retornou ao cargo de prefeito por liminar, promete cortar comissionados e rever contratos de serviços públicos, como a coleta de lixo e limpeza urbana. O objetivo consiste em reequilibrar as contas públicas a partir de auditoria.

“Vamos demitir todos os comissionados com altos salários que sequer iam trabalhar, mas não vamos ser irresponsáveis de travar a máquina pública. Teremos o número mínimo com critérios de ordem técnica, profissional e política”, pontuou Bernal, em entrevista a TV Morena, antes de seguir para o desfile de aniversário da Capital. “Vou como cidadão”.

Contratos, como a coleta de lixo e limpeza urbana, também serão revistos. Auditoria deve complementar o trabalho de revisão para indicar para “que ralo foi o dinheiro público”.

Bernal aguarda apenas formalidade de posse, prevista para às 12h30min de quinta-feira, para colocar os planos de gestão em prática. O prazo foi definido pelo  juiz de direito David de Oliveira Gomes, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que concedeu liminar (provisória) para recondução do progressista.

Em relação a construção política, o prefeito por liminar ressaltou que pretende estruturar coalização com vereadores e presidentes de partidos. A intenção consiste em garantir base mais consistente na Câmara Municipal, ante sua fragmentação que resultou na cassação de seu mandato em março de 2014.

Quanto as greves de professores e médicos, Bernal pontuou que deixou dinheiro em caixa para cumprimento de lei que assegura reajuste de 13,01% , bem como pretende reabrir diálogo com ambas as categorias.