Autor de proposta sobre escala 6x1 diz que indústria deve encabeçar 5x2
Reginaldo Lopes, autor de uma das propostas para o fim da jornada 6x1, afirma que tem dialogado com representantes do setor e está otimista com a aprovação do projeto até maio; apuração é de Pedro Venceslau no CNN 360°
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), autor de uma das propostas em tramitação na Câmara dos Deputados para o fim da escala de trabalho 6x1, afirmou que a indústria deveria liderar a defesa pela implementação da jornada 5x2 no Brasil.
Segundo apuração de Pedro Venceslau, no CNN 360°, Lopes revelou que tem mantido diálogos constantes com representantes do setor industrial e que, até o momento, não havia percebido resistência significativa por parte deles quanto à mudança na legislação trabalhista.
O parlamentar mencionou que também tem realizado encontros com representantes de bares, hotéis e restaurantes para discutir o tema. Segundo ele, causou surpresa a reação negativa de alguns setores após o anúncio da proposta, uma vez que as conversas preliminares indicavam maior receptividade.
Otimismo com aprovação
Apesar das resistências, Reginaldo Lopes demonstra otimismo quanto à aprovação do projeto. O deputado afirmou que percebeu uma mudança no clima político no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados em relação ao tema, e acredita que a proposta pode ser aprovada até maio deste ano.
Sobre a origem da proposta legislativa, Lopes explicou que havia sido previamente informado, durante reunião no Palácio do Planalto, que o governo federal enviaria um projeto próprio sobre o tema. Por isso, não houve reação negativa nem críticas ao Executivo quando isso ocorreu, já que "o jogo foi combinado", segundo o parlamentar.
O deputado destacou ainda que todos os envolvidos na discussão são parlamentares de esquerda e aliados do governo, o que facilita o diálogo e a construção de consensos em torno da proposta.
Da CNN Brasil
