Os cuidados com os fios não tiram férias

03/07/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Que delícia curtir as férias, né?! É sempre bom para corpo, mente e alma. Momento muito esperado do ano para pais e filhos relaxarem e saírem da rotina estressante do dia a dia.

Acordar mais tarde, não ter hora para dormir, assistir aquele seriado até a última temporada, sair da dieta.Tudo isso é permitido, mas o que é muito importante é manter os hábitos saudáveis quando o assunto é cabelo.

As férias de inverno são sempre acompanhadas de muitas mudanças na alimentação (parte nutricional) e mudanças externas (é normal passar a lavar os fios com água mais quente e, muitas vezes, mais calcária e com mais frequência).

O clima muda, muita gente vai curtir o friozinho em regiões montanhosas ou no exterior pegam temperaturas super baixas, que deixam os cabelos mais oleosos!  E se você vai passar férias em um lugar bem quente, verão ficará com os fios mais secos, por isso, a minha principal dica é:prepare sua mala e também a nécessaire com seus salvadores para manter os cabelos fortes e saudáveis de acordo coma temperatura do local de destino. Outro ponto importante é cehacr se o clima do local que você vai viajar é  úmido ou mais seco.

Por exemplo, se o destino for frio, produtos como shampoo para raiz oleosa e pontas secas, em geral caem muito bem. Além de máscara de aminoácidos, que repõem a vitalidade dos fios. Para finalizar, não esqueça do óleo nutritivo.

Se for verão, aposte em shampoos hidratantes, máscaras reconstrutoras e, claro, protetor solar para os fios. Este último item é indiepensável se você vai para algum local de praia, piscina ou com muita exposição ao sol. Chapéus e gorros tabém ajudam e muito o cabelo a ficar saudável tanto no verão quanto na neve!

Eu sempre indico que o último enxágue (após a lavagem) seja com água filtrada ou mineral, além de sempre diluir os produtos de uso no banho (shampoo 1:2 e condicionador 1:1) e muito cuidado ao desembaraçar as madeixas! Quando o cabelo está molhado, ele é mais frágil. Se você sair com o cabelo molhado em baixas temperaturas, ficará ainda mais quebradiço (além de correr o risco de pegar um belo resfriado).

Se seu cabelo for seco, pode lavá-lo a cada três dias nas férias; se for oleoso ou misto, uma boa dica de produto must-have é um shampoo para lavá-lo a seco, perfeito para usar anqueles dias que você chegou cansado e não quer perder nada da viagem. Assim, estará sempre limpo.

Sempre recomendo evitar o uso de chapinhas e baby liss! O calor dos aparelhos resseca as fibras e dá um aspecto opaco e quebradiço ao cabelo, além de causar frizz. Secador em excesso também prejudica – e muito! O melhor método para o inverno é deixar que os fios sequem naturalmente. Recorra apenas à ajuda de uma toalha.

Quando chegar de viagem, não esqueça de fazer uma boa hidratação. Aplique máscaras umedecedoras e nutritivas uma vez por semana: algumas devem ficar no cabelo úmido por 10 minutos para terem um efeito duradouro.

http://www.helenabordon.com/