Como criar uma rotina eficaz de cuidados com o cabelo para pontas duplas

14/11/2023 04h54 - Atualizado há 5 mêses
Cb image default
Divulgação

Um dos problemas mais comuns pelos quais os cabelos passam são as pontas duplas e, por conta delas, é muito importante ter uma rotina eficiente de cuidados com os cabelos.

As pontas duplas são uma condição muito comum do cabelo que tem como principal característica a divisão das fibras, dando uma aparência insalubre, áspera e quebradiça. Dentro da rotina capilar necessária para o cuidado dos cabelos, é essencial ter um produto de reparador de pontas, bem como outros produtos que detalharemos.

O dano à camada externa que protege o cabelo é o que faz com que a cutícula se fragmente, separando as fibras e criando a aparência de pontas duplas, que pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo, seja ele liso ou cacheado.

Entre as causas mais comuns, pode ser causada por danos mecânicos, devido ao uso excessivo de ferramentas de calor; produtos químicos, como tinturas e permanentes que enfraquecem os cabelos; exposição ao sol, pois a radiação ultravioleta é extremamente prejudicial; uso de produtos inadequados que podem conter ingredientes agressivos para os cabelos; e, claro, a falta de cuidados e manutenção regulares.

Outros fatores que podem agravar essa situação são a falta de hidratação, pois isso deixa os cabelos propensos a pontas duplas; a alimentação inadequada, levando a uma baixa ingestão de nutrientes essenciais, como proteínas e vitaminas; a frequência de lavagem, pois o excesso de lavagem remove os nutrientes naturais dos cabelos; o atrito seja por esfregar os cabelos com toalhas ou por dormir em fronhas de algodão áspero; e o último dos motivos mais comuns é o uso de penteados apertados que causam danos devido à tensão.

Da mesma forma que o cetoconazol shampoo é essencial para curar a pitiríase versicolor, os reparadores de pontas e as máscaras, juntamente com uma boa rotina de cuidados com os cabelos, deixarão os fios o mais saudáveis possível.

O que é uma rotina obrigatória de cuidados com os cabelos?

Para obter uma boa rotina de cuidados com os cabelos, você vai começar vendo algumas dicas que podem não ser tão específicas para os cabelos em si, mas para a saúde geral, o que leva a um melhor cuidado.

A hidratação e uma dieta equilibrada manterão o corpo saudável e, portanto, reduzirão a possibilidade de pontas duplas, assim como o descanso é essencial para reduzir o estresse, pois ele pode ser um fator determinante para a deterioração.

Quanto aos tratamentos mais específicos que devem ser realizados, veja os detalhes de alguns dos essenciais para o reparo das pontas duplas:

Tratamentos e máscaras: é muito importante ter um bom produto reparador de pontas e uma máscara capilar para tratar os cabelos danificados e reparar as pontas duplas ou evitar que elas apareçam.

Produtos naturais e suaves: o uso desse tipo de produto é essencial quando se trata de cuidar bem dos cabelos e também ajuda a recuperá-los.

Corte profissional: é sempre aconselhável ir a um cabeleireiro para realizar o processo de corte das pontas danificadas para removê-las.

Redução do calor e de produtos agressivos: para um cabelo saudável e para que as pontas duplas não apareçam sistematicamente, é necessário usar o mínimo possível de ferramentas de calor.

Escovação suave: como parte da rotina diária, é essencial pentear com cuidado e deve ser evitado enquanto o cabelo estiver molhado, pois ele está muito fraco nesse momento.

O que você deve evitar se quiser que o cabelo não se deteriore tão rapidamente?

Quando se trata de cuidados com os cabelos, é essencial realizar diferentes tratamentos que proporcionem boa saúde aos cabelos que estão se deteriorando com o passar do tempo, bem como devido a alguns fatores pessoais. Veja a seguir alguns motivos pelos quais o cabelo tende a ter pontas duplas e a não ter a melhor aparência possível.

Falta de cuidados: sem dúvida, o primeiro motivo pelo qual nosso cabelo pode ter uma aparência pouco saudável é a falta de manutenção regular, como aparar as pontas, o que faz com que elas piorem com o tempo.

Uso de produtos inadequados: o uso de produtos inadequados, seja por conterem ingredientes agressivos ou inapropriados, é outro dos motivos mais frequentes pelos quais o cabelo é facilmente danificado, como o cetoconazol shampoo em quem não precisa dele. Isso faz com que as cutículas do cabelo se deteriorem, o que acaba resultando em pontas duplas.

Uso excessivo de ferramentas de calor: uma das agressões mais frequentes que enfraquecem o cabelo e causam pontas duplas, já que é muito comum o uso de ferramentas de calor para conseguir diferentes penteados. Para combater isto, é essencial obter protetores térmicos para os cabelos.

Tinturas frequentes: outra questão das mais comuns é o enfraquecimento do cabelo das pessoas que pintam regularmente, pois os produtos químicos utilizados expõem o cabelo ao enfraquecimento que acaba gerando pontas duplas e ressecamento, entre os mais comuns.

Por isso, para manter uma vida saudável do cabelo e mantê-lo com boa aparência, é necessário levar em conta vários fatores, como os integrais de cada pessoa, como nutrição, hidratação e descanso, e os específicos do cabelo, como os diferentes tratamentos para recompô-lo, como cortes regulares.

Finalmente, evite o uso de produtos que enfraquecem o cabelo, bem como práticas ruins, como penteados agressivos ou o uso de ferramentas de calor.

sitedebelezaemoda.com.br