Vida por um Fio: Profissionais da saúde farão atendimento de graça na segunda em Campo Grande
Batimentos cardíacos abaixo de 50 por minuto podem representar risco à vida
Campanha em todo o Brasil vai orientar a população sobre a importância em consultar um especialista em Estimulação Cardíaca Eletrônica, quando o seu coração não está no ritmo certo. Em Campo Grande, nesta segunda-feira (24/09), profissionais da saúde estarão no Belmar Fidalgo, das 6h às 9h, e no Shopping Pátio Central, das 10h às 15h, com informações e atendimento gratuito
Uma medida simples – colocar as pontas dos dedos abaixo do pulso, pressionar ou mover os dedos até sentir a pulsação, acompanhar os batimentos com um relógio – pode salvar milhares de vidas. Aferir a frequência cardíaca e explicar sobre a rotina de quem tem a vida por um fio são ações nesta segunda de especialistas em Estimulação Cardíaca Eletrônica, uma importante área de atuação da Cardiologia, e profissionais da área de saúde, orientados pela ABEC/DECA - Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, para lembrar o Dia do Marca-passo (comemorado em 23/09). Em Campo Grande, o atendimento será nesta segunda (24/09), no Belmar Fidalgo, das 6h às 9h, e no Pátio Central, das 10h às 15h.
O número de batimentos cardíacos considerado normal está entre 50 e 100 por minuto, ou um batimento por segundo. Com batimentos abaixo de 50, é um alerta. Se a pessoa apresenta sintomas como tonturas, desmaios e sente muito cansaço, ela deve procurar urgente um cardiologista, explica o coordenador da campanha em Mato Grosso do Sul, cirurgião cardiovascular Mauro Cosme Gomes Andrade.
Além de tirar a frequência cardíaca, os profissionais vão aferir pressão, dar orientações para redução de doenças cardíacas. Paramos nossas atividades em consultório e cirúrgicas no hospital para conscientizar o maior número de pessoas sobre medidas preventivas e pela escolha da qualidade de vida com boa alimentação e exercícios físicos. Por isso é tão necessária essa data no calendário da saúde, comenta o médico Mauro Cosme.
A Vida por um Fio é o esclarecimento dos médicos. Nesse dia, criado para lembrar do portador do marca-passo, a nossa missão é mostrar que uma pessoa com implante vascular pode levar uma vida normal e orientar os seus parentes e amigos quais são os cuidados com esse paciente, explica o cirurgião cardio-vascular.
O atendimento, segundo o médico, também contribui para que pacientes possam reavaliar as condições de seus dispositivos. No ano passado, alguns estavam com o marca-passo que não fazia mais diferença para assegurar o ritmo certo dos batimentos cardíacos. Simplesmente, fez o implante pelo SUS e não retornou mais ao médico para exames de rotina, recorda o médico.
Em Campo Grande, os organizadores da campanha contam com a parceria das empresas Hospital do Coração, Biocath Medtronic e Biotronik e o apoio da Deca, da Fundação Municipal de Esporte com a cedência do Belmar Fidalgo e da administração do Shopping Pátio Central.
SERVIÇO:
Data: 24 de setembro de 2018
Local 1: Belmar Fidalgo
Endereço: Rua Dom Aquino, 2536 – Centro
Horário: 6h às 9h
Atividades: distribuição de cartilhas e orientações médicas
Local 2: Shopping Pátio Central
Endereço: Rua Mal. Candido Mariano Rondon, 1380 - Centro
Horário: das 10h às 15h
Atividades: distribuição de cartilhas e orientações médicas
Mais informações: (telefone: 99205 6027)