UPAs terão até 26 médicos na escala desta sexta em Campo Grande

24/06/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

As cinco unidades de pronto atendimento (UPAs), da prefeitura de Campo Grande, são os postos de saúde do município que contam com o maior número de médicos na escala desta sexta-feira (24). Segundo o Executivo Municipal, o número de profissionais para atender as urgências e emergências nestes locais varia de 19 a 26, somando os três períodos: matutino, vespertino e noturno.

A UPA Dr. Walfrido Azambuja de Arruda, no bairro Coronel Antonino, por exemplo, é a unidade que tem o maior número de profissionais na escala. São 16 médicos para atendimento a adultos, sendo 5 pela manhã, 5 à tarde e 6 à noite, e 10 profissionais para socorro a crianças, sendo 5 no período matutino e 5 no noturno.

Segundo a prefeitura, os médicos da escala atendem os pacientes de acordo com classificação de risco estipulada na triagem, tendo prioridade os que se enquadram na condição “amarela” e “vermelha”.

O município aponta ainda que caso seja detectada a superlotação em alguma das unidades, uma equipe móvel será acionada para zerar a fila de atendimento.

A escala de médicos de plantão engloba além da UPA Cel Antonino também: a UPA Almeida, UPA Universitário, UPA Moreninha e UPA Leblon, e os centros regionais de saúde: Tiradentes, Coophavila II, Aero Rancho e Nova Bahia.

G1 Globo MS