UPAs terão até 26 médicos na escala desta sexta em Campo Grande
As cinco unidades de pronto atendimento (UPAs), da prefeitura de Campo Grande, são os postos de saúde do município que contam com o maior número de médicos na escala desta sexta-feira (24). Segundo o Executivo Municipal, o número de profissionais para atender as urgências e emergências nestes locais varia de 19 a 26, somando os três períodos: matutino, vespertino e noturno.
A UPA Dr. Walfrido Azambuja de Arruda, no bairro Coronel Antonino, por exemplo, é a unidade que tem o maior número de profissionais na escala. São 16 médicos para atendimento a adultos, sendo 5 pela manhã, 5 à tarde e 6 à noite, e 10 profissionais para socorro a crianças, sendo 5 no período matutino e 5 no noturno.
Segundo a prefeitura, os médicos da escala atendem os pacientes de acordo com classificação de risco estipulada na triagem, tendo prioridade os que se enquadram na condição “amarela” e “vermelha”.
O município aponta ainda que caso seja detectada a superlotação em alguma das unidades, uma equipe móvel será acionada para zerar a fila de atendimento.
A escala de médicos de plantão engloba além da UPA Cel Antonino também: a UPA Almeida, UPA Universitário, UPA Moreninha e UPA Leblon, e os centros regionais de saúde: Tiradentes, Coophavila II, Aero Rancho e Nova Bahia.
G1 Globo MS