TJMS alerta sobre falsos leilões de automóveis apreendidos no Mato Grosso do Sul

03/10/2020 12h45 - Atualizado há 4 anos

Segundo o órgão, golpistas estão se passando por leiloeiros oficiais e podem gerar prejuízos

Cb image default
- Valdenir Rezende

Thais Libni

A Comissão de Alienação de Bens Apreendidos em Ações Penais do TJMS reforça o alerta de atenção para leilões realizados por golpistas.

Segundo o órgão os farsantes se passam por leiloeiros públicos oficiais, credenciados a diversos órgãos públicos.

As orientações dadas para que os consumidores não caiam no golpe, é para sempre verificarem a veracidade do site, se o endereço está correto, além de não fazer transações em dinheiro ou manter comunicação com os supostos leiloeiros por aplicativos de mensagens.

A prática de divulgação desses leilões pelo Whatsapp é uma forma de identificar o golpe, tendo em vista que o órgão oficial destes leilões não utiliza o aplicativo.

O site ilegal de leilões que tem aparentemente o mesmo endereço da Receita Federal do Brasil, oferta carros com preços bem abaixo do estipulado na tabela de valores. O site ainda informa ser homologado pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, fato não verídico.

Qualquer cidadão pode acompanhar o verdadeiro site da receita federal, bem como os relatórios e leilões realizados pelo órgão público, através deste link.

Caso haja interesse de ofertar lances, é necessário possuir certificado digital. Para evitar possíveis golpes, a Receita Federal Brasileira – RFB, informa que seu endereço eletrônico termina em “gov.br”.

Você pode encontrar informações sobre o Manual do licitante da Receita Federal

É importante ressaltar que os leilões da Comissão de Alienação de Bens Apreendidos, e diversos outros leilões realizados pelas varas judiciais do Estado, são publicados pelo Diário da Justiça Eletrônica de Mato Grosso do Sul, e a transmissão sempre feita em formato on-line em endereços oficiais de leiloeiros credenciados.

CORREIO DO ESTADO