Sumiço de menina originou apuração de exploração sexual em MS

22/04/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

O desespero de uma mãe em Coxim (MS), que registrou uma ocorrência e procurava pela filha de 15 anos, originou a investigação do suposto esquema de exploração de adolescentes em Campo Grande. Segundo a Polícia Civil, a garota entrou em contato com a mãe pelo telefone fixo da casa de Fabiano Viana Otero, de 32 anos. A partir daí, ele foi detido e a vítima do desaparecimento foi levada para a delegacia, acompanhada de outra amiga de 15 anos.

Dias antes, Fabiano havia hospedado as garotas em sua residência, no bairro Mata do Jacinto,  Conforme o advogado Amilton Ferreira de Almeida, Fabiano conhecia apenas uma das meninas. Já a outra, que veio de Coxim, teve um encontro frustrado e pediu ajuda para a amiga. Ambas então foram acolhidas por Fabiano.

“Ele diz que buscou a adolescente próximo à antiga rodoviária e ela estava com a amiga. Fabiano informou que a relação de amizade era de apenas alguns dias, mas abrigou as meninas em sua casa. Após esta ligação da adolescente para a mãe, a polícia teve informações do seu paradeiro e foi até o local”, afirmou ao G1 o advogado nesta quarta (22).

Apreensão dos vídeos

No dia 22 de março, policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) foram ao imóvel. “As meninas prestaram depoimento na delegacia e Fabiano também. Ele foi ouvido e liberado. Porém, logo depois, investigadores da Depca retornaram a sua casa e apreenderam objetos, como um cartão de memória e celulares que as meninas relataram na delegacia”, comentou o advogado.

A partir daí, já no início de abril, a Polícia Civil deu continuidade às investigações de um suposto esquema de exploração sexual envolvendo adolescentes.

Vídeos que teriam a participação de políticos vieram à tona e, sabendo desse material, Fabiano,o empresário Luciano Roberto Pageu e o ex-vereador Robson Martins teriam praticado o crime de extorsão. O fato ainda está sob investigação.

Entenda o caso

O ex-vereador Robson e o empresário Luciano estão presos em uma cela da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf). A pessoa que denunciou o esquema foi o vereador Alceu Bueno (PSL), que diz ter sido a vítima da extorsão. Os outros dois envolvidos negam participam no crime.

O advogado Ramon Sobral, que representa Martins e Pageu, diz que ambos ajudavam Alceu Bueno (PSL), que afirma ter sido vítima, a dar fim a extorsões. Na versão de Sobral, o crime foi praticado por outras pessoas.

Martins e Pageu estão presos desde quinta-feira (16), quando houve o flagrante. Conforme disse ao G1 o delegado Paulo Sérgio Lauretto, titular da Depca, o inquérito tem 10 dias para conclusão, a contar da data do flagrante. Ainda segundo Lauretto, Bueno relatou à polícia que já havia sido extorquido em R$ 100 mil.

Não é a primeira vez que o ex-vereador Robson tem o nome envolvido com este tipo de crime. Em 2003, ele foi acusado de abusar sexualmente de crianças e adolescentes, sendo absolvido em 2005.

g1.globo.com