Simpósio promove discussão do nascimento ao envelhecimento

25/11/2018 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

O Simpósio Saúde, Performance, Longevidade e Bussiness atraiu mais de 200 pessoas no último sábado (24.11), no Hotel Deville, em Campo Grande, das 8h às 18h30, para ouvirem 17 profissionais renomados. O evento, organizado pelo coach e profissional da Educação Física Eder Wagner, surpreendeu na abertura com o show de percussão do Samuca Brasil. Imagina levantar e começar o dia despertado por ritmo de bateria, comentou o primeiro palestrante, fisioterapeuta Bruno Matoso.

Nessa vibe, os participantes receberam dicas de saúde, fisioterapia, nutrição e exercícios físicos e, ainda, noções de finanças, liderança, metas e motivação em equipe. Para o sucesso de tudo, o início é o nascimento.

Lembrando a ordem cronológica da vida, o evento discutiu do parto à vida adulta. A médica pediatra Natacha Dalcomo enfatizou que o parto natural contribui para melhor microbioma intestinal na infância e sua influência na saúde adulta. Até os 3 anos, se forma a microbiota intestinal. Nessa região, tem 95% da serotonina, o que interfere no comportamento, humor e na sociedade, explicou a médica que defende o parto natural.

Além dessa questão, Natacha Dalcomo informou que estudos comprovaram que crianças nascidas de parto normal têm menos probabilidades de doenças respiratórias. Outros fatores naturalistas importantes são o aleitamento materno e o convívio com animais domésticos. Criança amamentada e criança com cachorro tem menos tendência à obesidade, destacou.

Desafios da Medicina do Século 21

O endocrinologista Emmanuel Neto apontou que, nos tempos modernos, os profissionais da Saúde precisam voltar ao juramento médico. Cuidar do paciente como individual e em todo o seu corpo.

Para o médico Emmanuel Neto, o maior desafio hoje é tratar os sintomas e não a doença. Pensar nas causas e deixar de ignorar o modelo mental, as ferramentas como energia, hipnose, citou.

Respeito ao corpo

Os palestrantes enfatizaram muito sobre a importância de conhecer o corpo e os movimentos dele principalmente para participantes que buscam performance. Entender a origem do músculo, verificar se está respeitando a biomecânica, orientou o professor Rodrigo Mansano, responsável pelo treinamento do Bope.

O profissional de Educação Física Marcio Pirani falou sobre a necessidade de avaliar a postura para aplicação de exercícios. O empresário Flavio Dotto apresentou equipamento com impressões digitais para prescrição do exercício físico. Movimentos precisos contra lesões e para tratamentos.

O cirurgião plástico Fernando Novaes explicou que o procedimento cirúrgico pode interferir na performance com o aumento da autoestima.

Emagrecimento

A médica Patrícia Supimpa ministrou palestra sobre O Lado Desconhecido da Obesidade. Descobri que o cérebro é capaz de fazer novas conexões que fortalecem com o tempo, comentou.

Para ela, são os conceitos colocados às vezes desde a infância que impedem o emagrecimento.

A neurociência para o emagrecimento também foi explicada pela psicóloga Camila Marcon e pela nutricionista Luanna Caramalac. A nossa mente precisa ser trabalhada para ajudar na dieta, disse Luanna.

Bussiness

O consultor Rafael Viana falou sobre proteger o seu maior patrimônio: A Vida. O empresário Junior Favoreto que começou como motoentregador e conquistou o próprio negócio comentou sobre oportunidades. São quatro pilares para o sucesso: conteúdo, compromisso, inovação e credibilidade. Credibilidade não se compra, se conquista, disse Favoreto.