Sexta vítima de Covid-19 foi primeiro prefeito de Brasilândia
José Francisco Marques Neto foi vereador de Três Lagoas e participou do movimento de emancipação de Brasilândia
Sexto paciente a morrer em decorrência da Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus –, José Francisco Marques Neto, de 87 anos, foi vereador de Três Lagoas e primeiro prefeito de Brasilândia, no leste de Mato Grosso do Sul. Ele faleceu na manhã desta terça-feira (21) e a morte foi confirmada para o vírus pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Marques Neto tinha 87 anos e era hipertenso e diabético, segundo o site JP News. Ele não tinha histórico de viagem e nem entrou em contato com outro paciente com a doença. Homenageado no 50º aniversário de Brasilândia, em 2015, deu o seu nome ao prédio da Estratégia de Saúde da Família 3 em 2016.
Eleito vereador em 1962 por Três Lagoas, foi um dos principais defensores da criação do distrito de Brasilândia. Três anos depois, o pequeno vilarejo foi elevado a município e Marques Neto se candidatou e venceu a primeira eleição para prefeito.
Em nota, a prefeitura de Brasilândia lamentou a morte do político. “O ex-prefeito fez parte do início da história de nossa cidade e para sempre será lembrado pelos cidadãos brasilandenses”, diz o texto.
Internado em Três Lagoas, ele será sepultado conforme recomenda o protocolo do Ministério da Saúde para pacientes que venham a óbito em decorrência da Covid-19.
Adriel Mattos
CORREIO DO ESTADO