Sancionada lei do sinal intermitente na madrugada em Campo Grande

14/12/2016 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande está autorizada a implantar a sinalização do amarelo intermitente nos semáforos da cidade da 0h às 5h. A lei com essa determinação foi sancionada pelo prefeito Alcides Bernal (PP) e publicada nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do município.

A lei, que entrou em vigor com a publicação, nasceu de projeto apresentado pelo vereador Cazuza (PP), que foi aprovado na Câmara de Campo Grande. Ele disse na justificativa da proposta, que o seu principal objetivo é possibilitar uma maior segurança aos condutores de veículos que transitam pelas vias da cidade durante a madrugada e que ao pararem nos semáforos neste período estariam mais expostos a violência e a acidentes.

“Muitos condutores de veículos já se acostumaram a cruzar o sinal vermelho por diversos motivos, entre eles, o medo de violência e pelo fraco movimento do trânsito nesse horário. Deste modo, a sinalização do amarelo intermitente proporcionará maior segurança e atenção”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Elidio Pinheiro Filho, a implantação da sinalização intermitente nos semáforos durante a madrugada será feita de forma gradativa. Ele aponta que o novo sistema de funcionamento será adotado primeiro nos cruzamentos em que dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) indicarem como os mais perigosos para os condutores.

Pinheiro Filho explica que mesmo que os semáforos em que será feita a alteração do funcionamento, possuam equipamentos de fiscalização, como radares eletrônicos, por exemplo, eles não estarão multando durante a madrugada.

O diretor-presidente da Agetran comentou ainda que apesar da autorização abranger todo o sistema semafórico da capital, que é composto por 500 conjuntos, não significa que todos os equipamentos vão funcionar de modo intermitente de madrugada.

“A implantação vai ser feita sempre com muito critério e estudo, porque se um semáforo está instalado no local é porque ele tem um grande fluxo de veículos e demanda o equipamento”, detalha, completando que ainda não não foi definido um prazo para o início do novo modo de operação.

G1 MS