Rotatória da Via Parque será parcialmente interditada para obras
As obras na rotatória da avenida Mato Grosso com a avenida Nelly Martins, conhecida como Via Parque, começam nesta segunda-feira (20), em Campo Grande, e a previsão é que não haja interdição total do trecho, segundo informou ao G1 o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetran), Janine Bruno.
Os trabalhos devem começar no local ainda nesta manhã, depois do lançamento oficial da obra, na presença do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e autoritdades.
Janine explicou que as adequações devem durar até 90 dias e que interdições parciais serão feitas durante esse período, mas, a intenção é acelarar o cronograma de obras e concluir o projeto em até 70 dias.
Não vai ter interdição total. Vamos trabalhar junto ao canteiro central e a faixa da direita sempre vai estar livre até porque tem hotel, hospitais e residências na região e pessoas que precisam desse acesso, mas, a gente pede e orienta que os motoristas que não tiverem essa necessidade de passar por aqui, que usem rotas alternativas, reforçou.
Ainda segundo Janine, o fluxo de veículos era menor na rotatória no começo desta manhã do que o movimento de rotina.
Levantamento da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) mostra que pelo local passam diariamente, em média, cerca de 36 mil veículos em ambos os sentidos.
O projeto parado desde 2014 que promete acabar com os constantes congestionamentos no local. Com as intervenções previstas, serão abertas mais três faixas de fluxo de veículos na rotatória, que aliado com um sistema de semáforos sincronizados, promete garantir maior fluidez ao tráfego.
Rotas alternativas
Na primeira etapa do serviço, que será feito no canteiro central da Mato Grosso, a partir do cruzamento com a rua Antonio Teodorowick, a via de acesso ao bairro Carandá Bosque os motoristas que vêm do Parque dos Poderes em direção ao centro da cidade terão duas alternativas.
Quem for em direção à avenida Afonso Pena terá de entrar na rua Lilian Oshiro, Antônio Maria Coelho (cruzamento onde será instalado um semáforo) para chegar à avenida Nelly Martins. A Antônio Maria Coelho (depois da Via Parque) será mão-dupla, com duas pistas subindo em direção ao Parque dos Poderes, e terá uma terceira para o tráfego em direção ao centro da cidade.
Para quem, também vindo da região do Parque dos Poderes, pretende seguir até a região da Santa Casa, a alternativa será entrar na Antônio Teodorowick (onde também haverá semáforo), seguindo pela Pedro Martins, Henrique Aragão e Via Parque, de onde poderá alcançar vias como a rua Pernambuco.
Obra
Segundo a própria prefeitura, o projeto de reordenamento do trânsito na rotatória da Mato Grosso com Via Parque estava emperrado desde 2014, quando foi assinado o convênio com Detran, que garantiu o repasse de recursos para o obra.
O investimento será de R$ 1,623 milhão. Serão instalados semáforos na avenida Mato Grosso com a avenida Nelly Martins (Via Parque); rua Antonio Maria Coelho com a avenida Nelly Martins (Via Parque) e avenida Mato Grosso com a avenida Antonio Teodorowick, que foi aberta para criar uma alternativa ao Parque de Poderes e ao bairro Carandá Bosque. Os semáforos serão equipados com controladores que regularão o tempo de duração do verde e do vermelho, conforme o fluxo de veículos.
G1 MS