Projeto apresenta sistema fotovoltaico para armazenar energia no Pantanal
Uma das várias tecnologias apresentadas durante a 71ª SBPC, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, é o Projeto Pantanal, que estuda tecnologias de armazenamento de energia e soluções para operação e manutenção do sistema em áreas de difícil acesso, como o Pantanal.
Idealizado pela Energisa Mato Grosso do Sul, em caráter experimental, foram instalados 17 de um total de 23 sistemas fotovoltaicos, os quais proporcionarão às comunidades ribeirinhas qualidade de vida e desenvolvimento local.
Outra iniciativa se chama RELIG - Sistema de Corte e Religa Remotos para Unidades Consumidoras Pulverizadas - o qual tem objetivo de otimizar a operação do serviço de corte e religa da energia elétrica pelas equipes de campo, por meio de um aplicativo para smartphone.
A expectativa é que esta ferramenta seja concluída em 2019 para posterior execução do projeto piloto, em 2020.
No espaço da UFMS também permanecerão estacionadas as unidades móveis “Nossa Energia” e “Espaço Energia”, que com projeção interativa e tela multitoque permitirão às pessoas que se comuniquem apenas com gestos à distância.
O objetivo dos equipamentos expostos é compartilhar conhecimento sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica por meio das demonstrações, experimentos físicos e filmes educativos.
As Unidades Móveis fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso do Sul, que segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Por ALINE OLIVEIRA
Foto: Leandro Benites
CORREIO DO ESTADO