Profissional faz reconstrução gratuita nos seios de mulheres que superaram câncer

15/11/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Superar o câncer de mama, sem sombra de dúvidas é uma vitória inesquecível. Todavia, superar os traumas decorrentes das sequelas deixadas pela doença também é difícil de esquecer. Pensando em suavizar as marcas emocionais e psicológicas na vida dessas mulheres vencedoras, a micropigmentadora Vanessa Mestriner, de 36 anos, resolveu ajudá-las por meio do seu trabalho.

Há 2 anos Vanessa trabalha no segmento da beleza, da estética e, desde que começou a atuar na área sempre teve a vontade de oferecer para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço gratuito de reconstrução de aréola mamária.

Em alguns casos de cirurgia de retirada da mama em paciente com câncer, o seio fica completamente liso e o corpo pode perder traços femininos extremamente importantes para a mulher. Resultado disso é o abalo severo na autoestima.

“São pessoas que passaram por uma doença agressiva e já estão com psicológico muito abalado por conta do tratamento e do impacto causado pela doença. Ficar com seio liso pode piorar ainda mais essa situação”, reconhece a profissional.

Vanessa conta que o assunto é delicado e precisa ser tratado com cuidado porque em alguns casos a mulher se sente incomodada com a falta da aréola mamária, mas ainda assim sabe conviver com o fato. Outras, se sentem mutiladas e profundamente entristecidas com o problema.

“Depois da reconstrução a gente vê a alegria estampada no rosto da mulher. É muito bom”, descreveu a micropigmentadora, que não esconde a felicidade em poder ajudar essas pessoas, que precisam de cuidados especiais, física e emocionalmente.

RECONSTRUÇÃO

[caption id=attachment_14546 align=aligncenter width=600] created by photogrid[/caption]

O trabalho de reconstrução gratuita oferecido por Vanessa tem sido divulgado desde maio deste ano. No começo era boa a boca, mas hoje as redes sociais são ferramentas importantes nesse processo de captação de interessados. Ela conta que muitas mulheres buscam informação, tiram suas dúvidas, mas ainda têm receio, sentem vergonha de se submeter ao procedimento.

“A reconstrução demora em média 2 horas. É como se fosse uma tatuagem, a gente faz até reconstrução do mamilo. Dura na pele em torno de um ano e meio a dois anos. Com o tempo vai clareando, mas depois é só retocar”, explica Vanessa, que usa pigmento próprio para o procedimento de aréola.

A micropigmentadora oferece o serviço de reconstrução de aréola gratuitamente apenas para pacientes do SUS. Para isso, basta que as pessoas comprovarem a condição por meio de receita médica, cartão do sistema, do Hospital do Câncer de Barretos, do Hospital de Câncer Alfredo Abrão ou até mesmo com guia de encaminhamento ou autorização do médico para a realização do procedimento. Se fosse cobrado, o trabalho custaria em média R$ 800.

Vanessa também trabalha com outros procedimentos, desta vez pagos, como cobertura de cicatriz da aréola em casos de mulheres que colocam prótese de silicone e micropigmentação em sobrancelhas, além de micropuntura em estrias e linhas de expressões.

CÂNCER NA FAMÍLIA

Ela não sabe explicar ao certo como despertou essa vontade em ajudar a recuperar a autoestima de mulheres que superaram câncer de mama. Porém, coincidência ou não, essa doença tão temida e agressiva foi que tirou a vida de seu pai, aos 67 anos. Ele lutava contra câncer de pulmão e faleceu no último dia 8.

Foi durante o acompanhamento de seu pai em tratamento nos hospitais que Vanessa pode divulgar seu trabalho para as pacientes com câncer de mama.

“Deu vontade, de coração, de fazer caridade na vida das pessoas”, contou, explicando que a inciativa tem que partir da mulher. “A reconstrução só tem a acrescentar na autoestima da pessoa e no psicológico. As vezes, é um detalhe que faz grande diferença, ela se sente mulher por completo ao olhar para o espelho”, garantiu.

SERVIÇO

Interessadas em fazer o procedimento de reconstrução da aréola podem entrar em contato com a micropigmentadora por meio do telefone (67) 9809-8999. Já o Studio Vanessa Mestriner fica na Rua Abraão Júlio Rahe, 1932, Vila Célia, em Campo Grande.